• Home |
  • 404 Not Found

404 Not Found

404 Not Found

404 Not Found

O fato é que, ao aliarmos estes dois princípios à situação do Mercosul – o Mercado Comum do Sul – criado em 26 de março de 1991, os resultados pífios deveriam incentivar uma profunda reavaliação sobre a sua efetividade, necessidade e viabilidade. Estas três palavras são essenciais para determinar o futuro desse acordo e determinar se vale a pena insistir na sua perenidade.

Ibovespa – Foto: Reprodução REUTERS/Amanda PerobelliNeste último pregão de janeiro, o Ibovespa conseguiu finalizar em alta. Dessa forma, o principal índice da bolsa brasileira operou sob expectativa de reuniões de BCs no Brasil e nos EUA. A política seguiu sendo monitorada, com destaque à nova rodada de declarações de Haddad. No exterior, dados da China e zona do euro também foram incorporados aos preços.

Olhando pelo lado fiscal, ambos os países vivem em caos com dívidas elevas e gastos astronômicos pelos governos sem contrapartida de ancoras fiscais criveis. Isso gera inflação, e vemos que tanto Brasil como Argentina tem tido dificuldade em conter o avanço dos preços no últimos anos.

Apesar de ainda termos tópicos amplos que deverão ser detalhados e negociados, possuímos elementos sólidos como ponto de partida para pensar concretamente o desenvolvimento regional, utilizando a disputa China-EUA para negociar acordos que podem ser mais vantajosos.

Confira a análise na íntegra:

No cenário corporativo, a Oi (OIBR3) pediu uma liminar de tutela de urgência cautelar junto à 7ª Vara Empresarial do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) para impedir que seus ativos sejam bloqueados a pedido de credores. O pedido é semelhante ao que foi feito pela Americanas (AMER3) em janeiro, e tem o objetivo de antecipar efeitos de uma recuperação judicial.

Além disso, note-se que as instituições eminentemente políticas foram criadas depois e não antes. Elas surgiram para buscar formas de trabalhar politicamente em grupo de países, mas, antes, focava-se uma questão técnica envolvendo produção, distribuição, venda, compra, segurança, circulação de bens, de pessoas, espaços compartilhados, até chegar à perspectiva de uma moeda comum. A sua lógica foi começar pela economia, ou coisas concretas palpáveis, por mais forçado que seja falar assim, e pode-se dizer que os caminhos naturais da produção, distribuição e consumo tinham prioridade em relação à imposição de acordos políticos entre líderes para depois ver o que deveria ser resolvido.

Muito bem, até ai temos o sonho! Agora, partimos para a realidade que está contida no trabalho primoroso desenvolvido por Robert Mundell, que recebeu o Prêmio Nobel em economia pela teoria de Optimal Currency Area (OCA), e Thomas D. Willett entre outros notáveis, e que se tornou a base para a criação do euro e da Integração Monetária Europeia (EMU na sigla em inglês).

No cenário político, o novo Congresso Nacional toma posse nesta quarta e, junto a isso, a eleição dos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado. O favoritismo está com os atuais mandatários, Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que devem ter mais dois anos à frente das casas legislativas.

A meu ver, uma OCA entre nós e a Argentina não atende a se quer um único critério disposto acima, e que, portanto, estamos jogando tempo fora ao debater este tema ao invés de endereçar os tantos problemas prioritários que a economia brasileira tem há várias décadas.

Para 2024, a pesquisa Focus elevou as estimativas para a inflação, de 3,90% para 3,93%, e a taxa de juros, para 9,75%, ante 9,50%.. As projeções de crescimento do PIB e do dólar se mantiveram em 1,50% e R$ 5,30, respectivamente.

“Estamos falando de 100, 200 contribuintes. Não estamos falando dos contribuintes do Brasil. Estamos falando de casos muito específicos e controversos que acabam trazendo prejuízo para o erário. Deixei sempre claro, mesmo para esses contribuintes, que são grandes empresas, que nosso objetivo é justiça tributária”, declarou Haddad.

404 Not Found vagas de emprego s

dQ9GwLYDko

Deixe o seu comentário