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Teto de dívida americanaParece haver um consenso que, no limite, os congressistas irão “se entender” e chegar a um acordo que evite o calote. Tal percepção foi reforçada com as notícias dessa semana –McCarthy diz que Câmara pode votar acordo sobre teto da dívida já na próxima semana. Apesar disso, o aumento de gastos em si e a trajetória de dívida americana foi algo criticado em São Francisco. A ideia de manter elevados os gastos do governo financiados com dívidas e mais imposto, questões como o déficit fiscal e comercial, um sistema político cada vez mais populista… Todos esses fatores tendem a gerar menos crescimento potencial, algo que, inclusive, já foi visto inúmeras vezes em países emergentes.A ideia aqui é que as regras da economia também se aplicam aos EUA e esses fatores preocupam.

Na zona do euro, o indicador de confiança de empresas e consumidores da região caiu para 96,5 pontos em maio, de 99,0 em abril, conforme dados mostrou dados da Comissão Europeia. O resultado ficou abaixo do esperado pelo mercado, que projetava uma leve alta para 99,9 no período.

A mudança na regra tributária foi instituída pela Lei Complementar 192/2022. Ovalor das alíquotas fixas foi definido em marçodeste ano pelo Confaz. No caso do diesel, a alteração já está valendo desde 1º de maio, com uma cobrança de R$ 0,94 por litro.

Por aqui, a Câmara dos Deputados aprovou a MP dos Ministérios, que deve ser votada pelo Senado hoje. A aprovação veio somente depois de muita negociação com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), afirmando que falta articulação do governo e que há uma “insatisfação generalizada” dos deputados.

Bahamas e uma curiosidade

Faltam poucas horas para os contribuintes declararem o Imposto de Renda deste ano, referente ao ano de 2022. Para os que não declararam, o prazo acaba às 23h59 desta quarta-feira (31).

Comentários SmallCaps: Mesmo em ano desafiador, percebemos um grande otimismo de toda equipe. Conhecendo os projetos (fomos em 3), fica evidente os seus diferenciais em relação aos concorrentes locais. Diversificação de produtos e regiões são grandes diferenciais da Mitre.

A agenda econômica será movimentada hoje, com destaque para os números de atividade industrial na maior economia do mundo. Na China e na Europa, os mesmos indicadores vieram acima das expectativas, o que motivou uma alta contundente do minério de ferro hoje. Além disso, mais dados sobre o mercado de trabalho também serão divulgados, enquanto os investidores aguardam pelo relatório de emprego, o payroll, na sexta-feira (2).

A Cúpula, contará com a sétima participação do Presidente Lula da Silva. A dificuldade que Lula da Silva enfrentará, certamente, estará associada à sua postura dúbia sobre a Guerra na Ucrânia. Ele será questionado, indubitavelmente, quanto à posição do Brasil no conflito. A posição definida pelo governo anterior – diante do interesse nacional – ainda parece a mais acertada. O temor é que, para acomodação política por pressão, Lula da Silva abandone o posicionamento atual e gere dúvidas ainda maiores quanto à consistência de sua atuação internacional da diplomacia brasileira.

De acordo com o ex-presidente do Banco Central, a “solução do problema não é tentar baixar juros real artificialmente. Isso vai aumentá-lo mais ainda”. Isso porque, para ele, “a solução é, exatamente, fazer o controle fiscal, fazer o controle da dívida pública, baixar a inflação e, com o tempo, ojurorealcai.”

Outra questão importante tem a ver com o dia seguinte da Guerra. A situação é complexa. Se a Rússia ganhar a guerra, em princípio, não haverá enormes alterações no cenário global, além da aceleração na queda da relevância dos países da OTAN no contexto global. No entanto, uma derrota da Rússia é uma preocupação muito mais séria. Afinal, quais seriam os desdobramentos dessa derrota: a queda de Putin e sua substituição por quem?  Ou seria a repartição da Rússia em países menores? Como seria a nova estruturação do poder na região, considerando que, no caso de repartição em vários estados nuclearmente armados, o caos poderia ser ainda maior. Os países, na região,  nos pós-União Soviética têm-se caracterizado mais por lideranças autocráticas que democráticas. Não seria mais perigoso lidar com vários governos nuclearmente armados que um só?

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