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Os preços do petróleo caíram nesta sexta-feira, com as empresas de energia do Golfo nos EUA reiniciando a produção após consecutivos furacões na região paralisarem produção.
O dólar negociado no mercado interbancário fechou o último pregão em alta de 0,54%, a 5,2654 reais.
Segundo Funchal, por restrições eleitorais, o novo programa social não poderia ser implantado no ano que vem, o que explica a decisão do governo de viabilizar sua execução ainda em 2021 com o aumento da alíquota do imposto sobre operações financeiras (IOF) que incide sobre operações de crédito.
O Ibovespa, principal indicador da bolsa brasileira, opera em queda de quase 2% e no patamar dos 111 mil pontos. Entre as ações que mais estão se desvalorizando nesta sexta-feira (17), estão os papeis ligados ao setor de siderurgia, em decorrência da queda dos preços dos contratos futuros das matérias-primas para siderurgia na China caíram, com o contrato de minério de ferro liderando as perdas, enquanto Pequim avalia incluir mais cidades sob seus controles ambientais.
Algumas das poucas ações registram alta, com destaque para o setor elétrico. Copel (CPLE6) lidera as altas do índice, com valorização de 4,52% (R$ 6,93); CPFL (CPFE3) tem ganhos de 0,72% (R$ 28) e Eletrobras PNB (ELET6) +0,37% (R$ 38,34).
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A evolução de cada uma das metas será publicada todos os anos no Relatório Anual da B3, que é auditado de maneira independente e traz também informações sobre outras práticas ESG da companhia.
Sem chuvas e com alta do consumo de energia elétrica, o nível dos reservatórios do Sudeste/Centro-Oeste alcançou o menor patamar, pelo menos, desde a crise de 2001, quando ocorreu o maior racionamento da história do Brasil. Nesse mesmo período, em 2000, ano que precedeu o apagão, as represas estavam com 20,8% do seu armazenamento; em 2001, já com um programa de redução compulsória de energia, em 21,8%. Neste ano, até dia 15 de setembro, dado mais recente do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o nível era de 18,2%.
No total, o concessionário terá de investir quase R$ 15 bilhões para deixar a rodovia nos moldes definidos no contrato. “Com esse nível de investimento e o número de obrigações, essa concessão não é para amador. Tem de ser gente grande”, afirma o presidente da Associação Brasileira de Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib), Venilton Tadini.
O parecer do relator, deputado Darci de Matos (PSD-SC), é pela admissibilidade do texto. Segundo o parlamentar, é preciso encontrar “uma solução que alcance a necessária responsabilidade fiscal exequível de pagamentos de precatórios”.
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