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Ministros têm se reunido diariamente para debater como manter os preços baixos, à medida que os custos globais do petróleo explodem devido à guerra Rússia-Ucrânia e às sanções ocidentais ao petróleo russo em resposta ao conflito.

O banco espanhol Santander e a italiana Enel anunciaram nesta quarta-feira, 9, o primeiro acordo global para apoiar clientes ao redor do mundo na transição para energia limpa. A partir da assinatura de um memorando de entendimento (MoU, na sigla em inglês), os grupos europeus se comprometeram a fornecer e financiar soluções de eficiência energética a clientes ao redor do mundo. Não foram divulgados valores do acorro.

Após os aumentos, a defasagem em relação ao mercado internacional preço da gasolina no preço da gasolina cai de 20% para 8%, e do diesel, de 24% para 9%, segundo a Abicom.

Mas o estrago na vida real, especialmente para os brasileiros de menor renda, vai além do preço na bomba de combustível, onde o reflexo é imediato. “Basicamente, aumentos de diesel vão virar aumentos de preços da comida”, afirmou o coordenador do Índice de Preços ao Consumidor da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (IPC-Fipe), Guilherme Moreira.

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Reflexos da guerra nos mercados

Entre 20% e 30% dos campos usados ​​para cultivar cereais de inverno, milho e girassol na Ucrânia não serão plantados ou permanecerão sem colheita durante a temporada 2022/23, previu a FAO.

Em evento no Palácio do Planalto para lançamento do Plano Nacional de Fertilizantes, o ministro disse que nos próximos meses o mundo revisará para cima as projeções de inflação e para baixo as estimativas de alta do Produto Interno Bruto (PIB).

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A receita operacional da aérea entre outubro e dezembro foi de US$ 1,995 bilhão, alta de 122,4% sobre o apurado sobre o mesmo período do ano anterior. Nos doze meses de 2021, o número ficou em US$ 5,111 bilhões, alta de 17,9% sobre 2020.

O especialista disse que é necessário analisar as externalidades negativa do aumento do combustível, que será a miséria, inflação, diminuição violentíssima da arrecadação e aumento obrigatório de gastos sociais. “Então, é óbvio que a perda é muito maior do que o custo da redução tributaria”, avaliou.

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Com isso, as perspectivas de um possível desabastecimento de diesel e GLP no País, como vinha sendo especulado, perdem força, mas o cenário ainda não favorece as importações, afirma a Abicom, que representa empresas pequenas e médias de importação. Já as grandes importadoras devem continuar importando os combustíveis para atender o mercado brasileiro.

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