O mercado passou a ver maior aperto monetário neste ano, ao mesmo tempo que reduziu pela terceira vez seguida a perspectiva para o crescimento da economia, mostrou a pesquisa Focus divulgada pelo Banco Central nesta segunda-feira.

O ONS revisou para baixo a previsão de carga no sistema este mês, para uma alta de 0,6% ante janeiro de 2021, abaixo do 1,8% previsto na semana anterior.

O analista explicou que os agentes de mercado já estão precificando abaixo, para antecipar a lucros menores no futuro, principalmente, para as empresas em uma situação de endividamento, em que parte dos proventos serão dedicadas a pagar seus custos financeiros.

A previsão de vendas inclui expectativa de que os veículos pesados (caminhões e ônibus) terão expansão de 10%, para 157 mil unidades. Considerando apenas caminhões, segmento menos afetado pela crise dos chips e ajudado pelos efeitos da pandemia no mercado de logística, a expectativa é de alta de cerca de 9% nos licenciamentos em 2022, a 140 mil veículos, segundo a Anfavea.

O índice de preços dos alimentos da Organização para a Alimentação e Agricultura (FAO), que acompanha as commodities alimentares mais comercializadas globalmente, teve média de 125,7 pontos em 2021, a maior desde 2011 (131,9).

O especialista disse ainda que, em contrapartida, é necessário entender que não são todas as moedas digitais que serão beneficiadas. “Se você analisar de fato os projetos que são relevantes, as pessoas irão ganhar bastante dinheiro, com certeza”, destacou.

Além disso, Glatt destacou que no segundo semestre de 2020, por conta dos juros muito baixos, vimos uma migração muito forte da renda fixa para investimentos alternativos.

Apesar da abertura de vagas decepcionante, especialistas ressaltaram que outros componentes do relatório de emprego mostraram leitura positiva, como a taxa de desemprego, que caiu a 3,9%, ante 4,2% em novembro.

Já para a demanda geral de gasolina/etanol do Brasil em 2021, a Platts Analytics prevê uma contração de 45 mil barris a menos em comparação com 2019.

Inicialmente, Kawamoto destacou a relevância do setor de e-commerce, que representa um dos setores mais concorridos da Bolsa de Valores, uma vez que, a Shoppe, por exemplo, não precisa de rentabilidade na operação de varejo, em que ela consegue queimar caixa a vontade, algo que beneficia diretamente a companhia. Além disso, o investidor profissional afirmou que o e-commerce representa até 15% do potencial total do varejo.

Aprovado em dezembro do ano passado, o texto criava uma gradação de benefícios. Quanto maior fosse a perda de faturamento da empresa durante a pandemia, maior o desconto sobre as dívidas. As reduções previstas chegariam a 90% dos juros e 100% dos encargos legais.

Sobre os clientes que testarem positivo antes do embarque, o procedimento da companhia envolve três opções: cancelamento com o reembolso do valor total; cancelamento, mas com o valor total deixado como crédito para futuras compras ou remarcação sem custos adicionais.

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