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Com a alteração da Lei de Falências pela Lei n° 14.112/2020, passou a ser possível a antecipação total ou parcial dos efeitos do deferimento do processamento da recuperação judicial, em caráter cautelar, de modo a resguardar o resultado útil do processo, desde que demonstrado o perigo de dano irreparável e a existência de probabilidade de direito que justifique o deferimento da medida (Lei 14.112/2020, § 12 do artigo 6º). Importante citar que o mesmo artigo foi utilizado no deferimento da tutela cautelar antecedente da Americanas S.A, por ser compreendido que os efeitos dessa antecipação possam preservar os interesses dos requerentes e, por conseguinte, dos seus credores.

A falta de perspectiva do surgimento de novas lideranças nos curto e médio prazos aumenta a preocupação com a evolução destas múltiplas crises. Afinal, o impacto de cada uma delas é daninha e perigosa, particularmente num mundo fragmentado pela polarização política que, ao invés de construir consensos, incrementa, cada vez mais o divisionismo social, impedindo que soluções efetivas para a construção de melhores realidades, de fato, venham a ocorrer.

“Lembrando que o 1T22 foi muito ruim, já no 2T22 mais leve mas com uma produção menor, o 3T22 frustrou o mercado e o 4T22 não deve ser animador”, destacou Alencar.

Foto: Envato MarketEntre os dias 2 e 3 de fevereiro, a InvestSmart XP realizará a sexta edição do Smart Summit, com debates em torno do mercado financeiro. O evento acontecerá na Expo Mag, no Rio de Janeiro e terá, a apresentação da QR Asset Management.

No cenário corporativo, o Conselho de Administração da Petrobras (PETR3; PETR4) aprovou o nome de Jean Paul Prates para assumir o comando da companhia. O Credit Suisse lembra que “a nomeação foi antecipada e amplamente divulgada”. O banco sublinha que é preciso observar atentamente os comentários iniciais de Prates sobre a política de preços, dividendos e estratégia futura da estatal.

Vale destacar que o nome do possível presidente da companhia ainda passará por análise de departamentos de governança da Petrobras. Para assim, checar a integridade e a elegibilidade do senador para assumir o cargo de CEO e membro do Conselho de Administração da petroleira.

Também se tentou reproduzir, de modo capenga, um pouco do modelo da União Europeia, sem criarem-se instituições supranacionais efetivas, promover a livre movimentação de pessoas ou até mesmo reduzir substancialmente as barreiras tarifárias e não-tarifárias ainda existentes. A inclusão – depois suspensa – da Venezuela ao bloco em 2012 em adição ao Paraguai e Uruguai, foi uma questão política daninha ao desconsiderar a questão democrática como um elemento essencial para pertencer ao Mercosul.

Fechamento do Mês de Janeiro do Ibovespa e Índice Small Cap

A petição diz ainda que a Oi não tem recursos para pagar uma dívida de R$ 600 milhões com vencimento em 5 de fevereiro, sendo mais de US$ 82 milhões devidos a título de juros para os bondholders, o que poderia acarretar o vencimento antecipado “da quase totalidade da dívida financeira” da empresa, o que justificaria o pedido de proteção à Justiça.

No documento, surgem emdestaque, bancos, empresas de tecnologia e até fabricantes de chocolates, dado que a Americanas era considerada a “maior varejista de chocolate de Páscoa do mundo”.

Ainda segundo a casa de análise, essas empresas aparentam servir uma série de funções, “incluindo, manipulação de ações e lavagem de dinheiro por meio de empresas privadas de Adani nos balanços das empresas listadas, a fim de manter a aparência de saúde financeira e solvência.”

A questão transita numa aposta de pagar os custos de perdas no presente para conseguir ganhos expressivos em médio e longo prazos e as perdas do presente podem até nem existir, já que todos os membros têm à disposição os mercados dos seus parceiros do grupo, estando conjuntamente abertos entre si, sem bloqueios tarifários ou em processo de extinção das tarifas. A imagem é boa, pois, inclusive, recebe apoio da OMC que considera a criação de blocos econômicos positivamente, uma vez que suas lógicas seguem o princípio da abertura de mercados com diminuição de tarifas até chegar ao ponto de ocorrer abertura total, com zero tarifa e concorrência livre, desde que sigam os fundamentos da própria Organização Mundial do Comércio e busquem, na sequência, a criação de espaços abertos também para os demais países do mundo, assim que a integração do bloco estiver estruturada. A realidade do Mercado Comum do Sul, no entanto, é bem diferente desses pontos poético-filosóficos.

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