Quem são os clientes?

O Ibovespa encerrou o pregão próximo da estabilidade, cotado a 107.383,32pontos, queda de -0,35%. O índice acionário foi na contramão dos indicadores da Europa e de Wall Street, que operaram majoritariamente em queda ao longo do dia.

As empresas de varejo na Bolsa devem encerrar o ano na lanterna do Ibovespa. Até agora, esse é um dos setores que acumulam as maiores perdas, com destaque para Via e Magazine Luiza, cujas ações já caíram perto de 65% e 75%, respectivamente. Seus pares não ficam muito atrás. Americanas perdeu mais de 60%; Lojas Americanas teve desvalorização perto de 50%; Lojas Renner caiu 25%. Isso tudo com breves hiatos no comportamento baixista, em que os papéis viram para o positivo, mas acabam não se sustentando.

Na semana passada, o presidente Jair Bolsonaro também foi classificado como personalidade de 2021 pela publicação. No entanto, ao contrário do anúncio feito nesta segunda, o mandatário foi eleito por votação popular após receber quase um quarto dos nove milhões de votos dados pelos leitores.

As fábricas brasileiras chegaram ao fim deste ano com o otimismo em alta, de acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI). O Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) melhorou em dezembro e chegou a 56,7 pontos, ante 56,0 pontos no mês passado.

O AIP é celebrado nas situações em que as jazidas se estendem para além das áreas concedidas ou contratadas.

Importantes divulgações movimentarão o mercado nesta terça-feira (14), começando com a ata do Comitê de Política Monetária (Copom). O Banco Central explicou que a inflação segue elevada e se mostrado persistente. Além disso, o BC destacou ter realizado simulações com aumentos maiores do que 1,5 ponto percentual, mas o ideal seria manter o atual ritmo de aperto monetário.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou baixa de 0,47%, a 8.360,20 pontos.

De acordo com o BB-BI, desde o lançamento, “a carteira acumula uma variação de 1,53%, enquanto o Ibovespa ganha 1,38%. Alpha de 16 bps no período”.

Foi ainda alterada para dois por cento, por 365 dias, as alíquotas do imposto de importação de papéis termossensívies, até 4.000 toneladas.

Enquanto esse nó não se resolve, a indústria vê as expectativas de vendas para o ano e o Natal minguarem. Até setembro, as quantidades vendidas cresciam neste ano entre 10% e 12% sobre 2020. Agora, o cenário realista é repetir o Natal do ano passado e fechar 2021 sem crescimento.

No contexto atual, entretanto, alguns segmentos do varejo devem se sair melhor que outros no curto e médio prazos. Nesse grupo estariam, por exemplo, o ramo alimentício, que é menos sensível a mudanças macroeconômicas, e o de vestuário, que vem sendo beneficiado pelo “consumo de vingança”, em virtude da reabertura da economia. Trata-se de um tipo de comércio que tem tíquete médio mais baixo e maior frequência de compra, quando comparado, por exemplo, a eletrônicos e eletrodomésticos, observa Rodrigo Crespi, da Guide Investimentos.

paypal unibet

EamHpFxBnO

Deixe o seu comentário