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O que nos traz à reflexão é que o Chile, mesmo neste momento em que a esquerda assumiu o governo, tem dado exemplos de que pode novamente ser um pilar diferenciador, com seu governante podendo estar desejando constituir-se como um cego que quer se despedir dos seus pares, talvez até começando a enxergar, mesmo porque sua eleição não lhe deu condições de fazer o que quisesse no país, exceto se voltar a andar de mãos dadas com seus amigos de cegueira e se tornar uma versão chilena de Ortega, já que não tem amplo apoio popular, pois foi escolhido Presidente em um país mais que dividido.

O caminho da paz é longo. Não será a aposta de levar à Rússia à bancarrota econômica que alterará os rumos da guerra. Tratar Moscou como pária internacional tem-se revelado como a pior das opções. Se esse tipo de tratamento desse certo, Coreia do Norte e Irã seriam membros exemplares da comunidade internacional. Não é o caso.

Nas minhas últimas quatro colunas revisei, alertei, sintetizei e discuti a gravidades do risco fiscal que o Brasil enfrenta. Este risco real é um senso comum entre economistas sérios e pessoas atentas ao périplo das contas públicas, e apesar das expectativas e demandas do mercado por uma ação por parte do governo atual, nada, além de um plano de ajuste fiscal que depende mais dos desígnios dos ventos externos que sopram sobre os mercados de commodities e de aumento de arrecadação via alta de impostos, está sendo pretendido. Não se fala em corte de gastos ou de redução de renúncia fiscal!

–Como alocar seu dinheiro globalmente

As atenções estão voltadas para as especulações sobre a nova regra fiscal. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, quer divulgar antes da próxima reunião do Copom para mostrar um plano claro, que incentive a autarquia a baixar os juros.

No total, os governo regionais (estaduais e municipais) tiveram superávit de R$ 21,772 bilhões em janeiro de 2022 contra resultado positivo de R$ 19,977 bilhões no mesmo mês de 2022. O aumento pode ser explicado pelo crescimento das transferências regulares do governo federal no âmbito do compartilhamento de impostos e outras normas federativas, resultado natural do aumento da arrecadação federal.

Sede do Banco Central em Brasília04/10/2021REUTERS/Adriano MachadoAs contas públicas fecharam o mês de janeiro com saldo positivo, resultado principalmente da arrecadação recorde do Tesouro Nacional e do aumento nos royalties de petróleo. O setor público consolidado, formado por União, estados, municípios e empresas estatais, registrou superávit primário de R$ 99,013 bilhões no mês passado. Frente ao superávit primário de R$ 101,833 bilhões em janeiro de 2022.

O EBITDA (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) teve resultado positivo de R$ 523,7 milhões, diminuindo em 32% em comparação ao 4T2021.

De acordo com o site Down Detector, que monitora algumas plataformas, as reclamações começaram por volta de 13h30, e o pico foi às 14h, totalizando mais de 800 notificações.

Guilherme Zanin, Avenue – Primeiramente, os mercados demonstraram maiorincertezapara os investidores nas últimas semanas. Depois de um início de ano positivo, que parecia culminar com uma melhora econômica, nos últimos dias sofremos um “banho de água fria” nas expectativas e os mercadosregistramo seu pior pregão de 2023, devido à expectativa de aumentos das taxas de juros americanas e permanecimento da mesma em patamares elevados.

Vencimento das cotas do Imposto de RendaPara quem tem imposto a pagar

Não será, por certo, nenhum país do “Ocidente” que terá a capacidade de promover as negociações para buscar o fim das hostilidades. Neste sentido, a impressão é que, apesar de não ter sido contrária à ação da Rússia, a China poderia assumir um importante papel de fiel da balança nas negociações. Resta a Beijing verificar se lhe interessa este papel de mediador de um conflito, com todo o peso de um “Ocidente” que não gostaria de ver uma potência em ascensão como a China assumindo o protagonismo da situação.

A ideia de vincular critérios de desenvolvimento socioambiental à performance dos altos gestores vem ganhando cada vez mais apoio (fora do Brasil) como uma forma eficaz para garantir a adoção da agenda ESG pelas companhias. Iniciativas como a Task-Force on Climate Disclosure (TCFD) já recomendam esta prática e, entre as empresas do FTSE 100, 45% já adotam critérios ESG para o pagamento dos executivos.Ainda que a regulação e o exemplo internacional sugiram a importância de maior diligência dos investidores brasileiros com as políticas de remuneração, dificilmente essa transformação ocorrerá sem uma mudança cultural associada. Que as recentes controvérsias sirvam de alerta sobre a importância do tema. Afinal, estamos longe de construirmos um modelo de say on pay brasileiro, onde o voto de investidores na aprovação de pacotes de remuneração seja relevante, nos moldes do que ocorre em assembleias nos EUA.

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