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Alexandre Almeida, economista da CM Capital, disse à Reuters que o “fatiamento trouxe um pouco de alívio; mostra que a tramitação no Congresso está andando e gera um pouco de calmaria” depois de um longo período de incertezas sobre como o governo federal faria para financiar seu programa de auxílio financeiro à população.

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Em construção no Rio Grande do Norte, o parque eólico Santo Agostinho I terá 434 megawatts (MW) de potência e foi viabilizado com contratos fechados no mercado livre de energia (ACL). A expectativa é de que o complexo esteja totalmente em operação no início de 2023.

Enquanto isso, participantes do mercado comemoravam a maior previsibilidade na frente fiscal após anúncio de acordo em torno do fatiamento da PEC dos Precatórios. O Congresso Nacional convocou oficialmente sessão conjunta para a tarde desta quarta-feira para a promulgação dos trechos da proposta em que houve consenso entre Senado e Câmara.

O empresário ressalta que há um porcentual elevado de micro e pequenas indústrias com dificuldades financeiras. Apenas uma em cada dez indústrias (10%) tinham capital de giro mais do que suficiente para manter os negócios em novembro. Por outro lado, 43% declararam ter capital de giro insuficiente ou muito pouco, enquanto outros 46% tinham exatamente o necessário.

A oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) do Nubank quebrou um recorde: foi a maior em termos de participação de investidores de varejo do mercado brasileiro. Ao todo, segundo o neobanco, 815 mil pessoas investiram em seus Brazilian Depositary Receipts (BDRs).

Nesse sentido, Saravalle destacou os dois elementos que o Banco Central frisou na reunião, o baixo índice de atividades e sinais de uma possível baixa na inflação. “O Banco Central destacou que a atividade está muito fraca, e que tem alguns sinais de que a inflação pode começar a cair”.

“Não quer dizer que produzimos normalmente. Tivemos muita dificuldade para produzir, perdemos unidades em alguns dias ou semanas. Mas sempre tentamos recuperá-las quando as peças chegavam em nossa fábrica”, disse o presidente da VWCO, ao reconhecer que a crise de abastecimento alterou o ritmo de produção.

A B3 (B3SA3) também sobe 7,09%, depois divulgar projeções para 2022 e anunciar uma recompra de ações. Além disso, a companhia anunciou na véspera o pagamento de R$ 1,2 bilhão em dividendos e JCP.

Ainda assim, a pesquisa de 3 a 8 de dezembro previu que o Fed aumentaria as taxas em 25 pontos-base, para a faixa entre 0,25 e 0,50%, no terceiro trimestre de 2022. A ação seria seguida por mais três aumentos –no quarto trimestre do próximo ano e no primeiro e segundo trimestre de 2023. A taxa de juros deverá atingir o intervalo entre 1,25 e 1,50% no fim de 2023.

Em setembro deste ano, a companhia divulgou sua primeira cervejaria e maltaria carbono neutro no Brasil. A empresa reduziu 90% das emissões de CO2 das unidades e passou a compensar os 10% remanescentes. Na época, o plano era de que, até o fim de 2021, mais quatro fábricas (Cuiabá, Macacu, Manaus e Maranhão) alcançassem o patamar de neutralidade de emissões – ou 18% da operação da Ambev, que tem 33 unidades.

Em dezembro passado, a empresa projetou receita de 65 bilhões de reais, mas para o intervalo 2021-23.

Como vantagem adicional, haverá um bônus de subscrição para cada vendedor, que lhes conferirão, em 2025, sujeito à verificação do cumprimento de metas de performance pela Gringa, o direito de subscrever, conjuntamente, mediante a utilização do direito de crédito referente à parcela contingente, até 7 milhões de novas ações ordinárias da companhia, a depender do atingimento das referidas metas.

Para o intervalo 2021-24, a BRF estimou aumento de 2 vezes do lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda), em relação aos 12 meses findos em 30 de setembro de 2020 – considerado ano-base para a estratégia “Visão 2030”.

Entre os motivos de otimismo, elencou o maior controle da pandemia, a perspectiva de crescimento, ainda que moderado, da economia – em especial de setores demandantes de caminhões, como o agronegócio -, a necessidade dos transportadores de renovar frotas e as encomendas de ônibus escolares pelo governo. Também entra na conta a possibilidade de antecipação de compras antes da entrada em vigor, em 2023, dos novos limites de emissões, cujas tecnologias resultarão em caminhões mais caros.

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