ÁsiaAs bolsas asiáticas fecharam em alta na sua maioria nesta quinta, impulsionadas pelos avanços de mais de 1% em Nova York na véspera. Ações de empresas de tecnologia lideraram os ganhos e puxaram principalmente ações em Hong Kong, cujo índice de referência liderou os ganhos. Na contramão, bolsas na China fecharam em baixa diante de preocupação com o aumento de casos e óbitos por covid-19 no país.

As bolsas internacionais operam mistas nesta quinta-feira (8), já que uma potencial flexibilização das medidas contra o Covid-19 na Ásia animam os investidores, mas preocupações com uma recessão global e altas taxas de juros puxam para o outro lado. Esta noite, a China divulgará os dados da inflação de novembro.

Avião da Embraer (EMBR3). Foto: Reprodução, DivulgaçãoNa noite desta quarta-feira (21), a Embraer (EMBR3) entregou suas primeiras duas unidades do E195-E2, à Porter Airlines, do Canadá. A entrega aconteceu durante uma cerimônia realizada em São José dos Campos.

Foto: Reuters, Cris Faga, ZUMA Wire, Alamy Live NewsO Ibovespa fechou o pregão desta segunda-feira (19), em alta após o STF considerar inconstitucional, por 6 votos a 5, o chamado “orçamento secreto“, a votação foi encerrada na manhã de hoje. O mercado segue de olho em Brasília para acompanhar os desdobramentos da PEC da transição e dos novos nomes anunciados para compor a equipe econômica do governo eleito

No entanto, o presidente do Fed alertou a necessidade de mais evidências para estabelecer confiança de que a inflação está sendo sustentada num caminho descendente.

Outro destaque na agenda internacional são os dados de inflação. Nos EUA, a expectativa do mercado para o Índice de Preços ao Consumidor, com divulgação para terça-feira (13), é que tenha alta de 0,3% em novembro, levando à inflação norte-americana para 7,3% em 12 meses (de 7,7% em outubro). Na Europa, a previsão é de que o índice, para ser anunciado na sexta-feira (16), mantenha-se em 10,0%, com leve queda de 0,1% no penúltimo mês do ano.

Em resumo, dos nove grupos de produtos e serviços que integram a inflação, sete deles registraram alta no mês de novembro. Os vilões que se destacaram, com as maiores altas, foram o setor de transportes, com 0,83% e 0,17 p.p., e o setor de alimentação e bebidas com 0,53% e 0,12 p.p. Somando os dois grupos, eles representam cerca de 71% do IPCA de novembro.

Perspectivas para 2023Diante do inverno cripto e do cenário pessimista para as criptomoedas, a pergunta que fica é: o que esperar dos ativos para o próximo ano, levando em consideração o cenário de recessão global? O CEO da Alphacode afirma que a palavra para o ano que vem é volatilidade. “Essa é a característica do mercado, e ela vai continuar acontecendo com altas fortes e quedas igualmente fortes”, alerta.

Temos observado, atualmente, a repetição dos mesmos erros. Eleições colocaram, em determinados países, grupos dirigentes cujos resultados históricos se comprovaram insuficientes. Utiliza-se, por exemplo, de técnicas da Guerra Fria para impedir a ascensão da China. E busca-se, em políticas de alianças fadadas ao fracasso, tentar conter mudanças geopolíticas. O fato é que a humanidade perde a oportunidade de evoluir mais substancialmente ao buscar novas experiências para – através da tentativa e erro – encontrar novas soluções para problemas que insistem em não ser resolvidos.

Apesar da redução no ritmo de alta nos juros, Powell deixou claro que ainda são necessárias mais evidências de que a inflação esteja, de fato, desacelerando. Porém, o presidente do Fed espera que a inflação mostre queda significativas em 2023 e a economia dos EUA tenha baixo crescimento, e não recessão.

Terça-feira, 13 de dezembro:

serviços na internet para ganhar dinheiro

9NVALhYHUn

Deixe o seu comentário