O dólar teve desvalorização acentuada contra o real nesta segunda-feira, movimento apontado por investidores como um ajuste depois de fortes ganhos registrados na semana passada, com acenos recentes do governo ao mercado financeiro e a aproximação da reunião de política monetária do Banco Central também no radar.

Auxílio Brasil

Se inscreva nonosso canale acompanhe a programação ao vivo.

O ministro da Economia voltou a sinalizar, nesta segunda-feira, apoio à privatização da Petrobras, como uma forma de extrair mais rápido o petróleo e gás natural brasileiros. “O presidente Bolsonaro falou ontem e hoje que estudaria o que ia fazer com a Petrobras. Afinal de contas, se estamos com crise hídrica e tivemos escândalo de corrupção, são 30 a 40 anos de monopólio no setor elétrico e no setor de petróleo. E, se daqui a 10 ou 20 anos, o mundo inteiro migra para hidrogênio e energia nuclear, abandonando o combustível fóssil. A Petrobras vai valer zero daqui a 30 anos. E deixamos o petróleo lá embaixo com uma placa de monopólio estatal em cima”, ironizou.

Governo estuda vender ações da Petrobras e perder maioria, diz jornalBiden defende pacotes de gastos e alerta para impacto do clima na infraestrutura

Veja mais:

Em meio à crise hídrica, o ministro da Economia disse ainda que o Brasil tem a matriz energética “mais limpa e flexível do mundo”. “Vamos desde a energia suja, do petróleo até o hidrogênio verde e a nuclear. Criamos o marco regulatório do gás natural e os investimentos virão em resposta a essa crise energética. O Brasil tem todas as ferramentas para vencer essa guerra, essa crise energética no mundo”, afirmou.

20% é a fatia que essa participação representa desse mercado, que soma.

Ela disse ainda que alguns tipos de empresas podem fazer sentido para quem quer montar uma carteira mais defensiva. Entre elas, estão as companhias que atuam com commodities, que são exportadoras e estão menos exposta ao cenário nacional.

A alta já havia sido antecipada no domingo pelo presidente Jair Bolsonaro. Durante um evento em Brasília, ele afirmou que “infelizmente, pelos números do preço do petróleo lá fora e do dólar aqui dentro nos próximos dias, a partir de amanhã, infelizmente teremos reajuste do combustível”.

As queixas podem aumentar. A nova valorização do dólar ante o real pode turbinar uma nova rodada de reajustes nos preços dos alimentos, que há meses pressionam o orçamento das famílias brasileiras, especialmente as mais pobres.

“O Brasil tendo essa incerteza jurídica e fiscal, ele já se torna menos atrativo. Então, com o aumento de juros dos Estados Unidos, com o corte de investimentos do Banco Central americano e se os EUA se tornarem mais atrativos com possível aumento de juros por lá, todos os mercados emergentes sofrem. Pode haver uma fuga de dólar um pouco mais acentuada aqui do Brasil”, disse em entrevista à BM&C News. 

free slots demo

sADjt8Bbpi

Deixe o seu comentário