O Ibovespa opera em alta nesta sexta-feira (23), com os investidores repercutindo os números da prévia da inflação no país, assim como estão o resultado do PCE nos EUA.

Entre os indicadores divulgados hoje, o Índice de Preços ao Consumidor-Semanal (IPC-S) da terceira quadrissemana de dezembro de 2022 varia 0,44% e acumula alta de 4,37% nos últimos 12 meses, conforme reportou a Fundação Getulio Vargas (FGV). Nesta apuração, cinco das oito classes de despesa componentes do índice registraram decréscimo em suas taxas de variação.

Os gestores ainda destacam os perigos da utilização dos bancos públicos e a descapitalização das demais estatais. “[essa atitude tem] potencial adicional de desorganizar a economia e induzir uma crise de confiança, o que já vimos no governo da ex-presidente Dilma Rousseff. Portanto, já vimos esse filme antes e o final não foi feliz. Então, parece loucura ou irracionalidade tentar fazer exatamente igual e esperar que o mocinho vença no final”, alerta a XP Asset.

A agenda econômica esvaziada levou os investidores a continuarem atentos às negociações da PEC da Transição, com possibilidade de ser votada no plenário da Câmara dos Deputados hoje.

A terceira e última prévia está prevista para ser divulgada no dia 29 de dezembro. A nova carteira entrará em vigor em 2 de janeiro de 2023.

A visão de demanda reprimida é compartilhada por Alexandre Pierantoni, head de finanças corporativas e M&A do BNamericas.

Após um fim otimista em novembro e um início de dezembro misto, os investidores entram para a próxima semana com expectativas no âmbito econômico, mas sobretudo político. Além da decisão do Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, a PEC da Transição tramitará pelo Senado Federal, com possibilidade de ser aprovada e dirigida para a Câmara dos Deputados.

Carteira de trabalho. Foto: Reprodução, Agência BrasilFoi assinada a Medida Provisória, pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), que determina o aumento do valor mensal do salário mínimo no país. A medida começa a ser aplicada a partir de 1º de janeiro de 2023. A medida foi publicada em uma dição extra do Diário Oficial da União, que prevê a mudança de R$ 1.212 para R$ 1.302.

Novo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e da Defesa, José Múcio – Fotos: Agência Brasil

— Dan Kawa (@DanKawa2) December 13, 2022Vista da Avenida Brigadeiro Faria Lima, em São Paulo.Bolsa em queda, dólar e juros em alta. O mercado financeiro vem refletindo a desconfiança dos investidores nas últimas semanas, principalmente após a sinalização de uma menor austeridade fiscal do governo eleito. Os indícios de que o país poderá ter ainda mais problemas com as contas públicas veio da PEC da Transição, aprovada no Senado e que agora aguarda votação na Câmara dos Deputados.

Os índices futuros dos Estados Unidos operam em nova queda nesta quarta-feira (7), uma vez que o mercado segue receoso com a possibilidade da manutenção do ritmo de alta nos juros pelo Federal Reserve (Fed), apesar da maioria ainda apostar em elevação de 50 pontos-base. Outro ponto de preocupação é com bancos norte-americanos alertando sobre uma recessão em 2023.

No Brasil, por sua vez, a agenda econômica está esvaziada. Com isso, os investidores continuarão atentos às negociações da PEC da Transição, com possibilidade de ser votada no plenário da Câmara dos Deputados hoje.

Foto: Marcello Casal Jr, Agência Brasil

Meta

Deixe o seu comentário