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As empresas estão se preparando para aumentos mais acentuados nos preços de remessa e logística em 2022, depois que os custos da cadeia de suprimentos dispararam na corrida para movimentar as mercadorias durante a pandemia. Provedores de transporte e logística estão buscando grandes aumentos nos preços dos contratos para o próximo ano, sinalizando que a pressão inflacionária impulsionada pela forte demanda e capacidade restrita nos mercados de frete deve persistir.

Os proprietários estão relutantes em concordar com novos arrendamentos de longo prazo que durem nas atuais taxas de mercado, argumentando que a capacidade restrita levará ao aumento dos preços nos próximos anos, disse o chefe de pesquisa industrial e logística nas Américas na realidade, Carolyn Salzer. “Cinco anos depois, os aluguéis serão mais altos”, disse. “Portanto, é do interesse dos proprietários investidores fazer um arrendamento de curto prazo agora.”

Pode até não parecer muito, mas o sinal é inequívoco. A inflação preocupa e será necessário algum freio na atividade econômica para que volte à meta de 2%. Na quarta-feira, 15, o Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) já havia dado uma indicação nesse sentido, ao apontar para pelo menos três aumentos na sua taxa de juros em 2022.

Por outro lado, os especialistas dizem que as empresas têm pouca escolha a não ser absorver o custo ou repassá-lo aos clientes. No geral, o transporte raramente ultrapassa mais de 7% do custo das mercadorias enviadas, disse o presidente do SJ Consulting Group Inc, Satish Jindel. Para a maioria das empresas, “o valor do produto que você está vendendo e a importância dessa venda é muito maior do que um ligeiro aumento nos custos de transporte”, disse Jindel.

Já no comparativo com novembro de 2020, a quantidade de cupons teve crescimento de 19% em lojas localizadas nos shopping centers e 9% nas lojas em ruas. Já o faturamento subiu 26% e 7%, respectivamente.

O índice de blue-chips CSI300 caiu 1,59%. O índice perdeu 1,99% na semana, sua maior queda semanal desde meados de setembro.

O corte deveu-se a perdas em áreas mais adiantadas da região oeste, onde a soja já em fase reprodutiva enfrentou calor e falta de chuva em novembro e no começo de dezembro.

O número de norte-americanos que entraram com novos pedidos de auxílio-desemprego aumentou de forma moderada na semana passada, permanecendo em níveis consistentes com aperto nas condições do mercado de trabalho.

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A opinião do investidor britânico Jeremy Granthan, também conhecido por antever crises como as bolhas das empresas pontocom e do mercado imobiliário em 2008, também é semelhante à de Michael Burry.

A favor dos emergentes, há a posição mais cautelosa do Banco Central Europeu. A presidente do Banco, Christine Lagarde, disse ontem ser improvável que o BC aumente juros em 2022, e que nem tudo que acontecerá no Fed (o banco central dos Estados Unidos) será replicado pelo BCE. Segundo ela, a manutenção das taxas é essencial para garantir a estabilização da inflação. Lagarde destacou que o BCE espera que a inflação atinja a meta no médio prazo, e que vai se esforçar para que isso aconteça.

Além disso, o mercado também irá repercutir sobre a decisão do Federal Reserve (Fed) em manter a taxa de juros entre zero e 0,25%, com intenção de aumentar somente após a finalização do taperng, que foi acelerada como o previsto. “Com a inflação ultrapassando 2% por algum tempo, o Comitê espera que seja apropriado manter este intervalo de metas até que as condições do mercado de trabalho tenham atingido níveis consistentes com as avaliações do Comitê de emprego máximo”, afirmou o Fed.

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