IndicadoresNo Brasil, o mercado fez poucas alterações nas projeções desta semana, conforme mostrou o último levantamento do Boletim Focus, divulgado pelo Banco Central. As expectativas de inflação para 2023 subiram, assim como as projeções para o crescimento brasileiro no próximo ano. A projeção para o IPCA foi de 5,93% para 5,96%. Há quatro semanas, a expectativa estava em 5,90%. Além disso, a estimativa para o Produto Interno Bruto (PIB) de 2024 foi para 1,48%, de 1,40% da semana passada.

Cenário corporativoAmericanas (AMER3)– A varejista divulgou o relatório do plano de recuperação judicial, sem as partes consideradas sigilosas. A companhia informou que de janeiro, quando divulgou as “inconsistências contábeis” de R$ 20 bilhões, a fevereiro foram fechadas 17 das 1.863 lojas da empresa.

Aporte inferior à avaliação desejada pela empresa de cerca de R$ 2 bilhões. Desse modo, a venda chamou atenção de mais de 10 empresas, sendo que oito estão prontas para assinar acordos de confidencialidade.

Em suma, o economista também destaca, como ponto negativo, que o novo arcabouço fiscal está muito atrelado à arrecadação do governo federal e essa seria uma questão muito difícil de controlar. “Você contrata a arrecadação? Você não controla o crescimento econômico. Em uma empresa, você não consegue contratar sua receita. A receita depende de uma série de circunstâncias, se vai ter demanda ou não. Agora, o custo você controla e este é o problema”, explica. 

Americanas (AMER3). Foto: Reprodução, DivulgaçãoNesta sexta-feira (24), a Americanas (AMER3) anunciou através de fato relevante que vai adiar a divulgação de seu balanço no 4T22, que estava agendado para ser divulgado no final deste mês. De acordo com o comunicado, o resultado foi adiado devido a necessidade da empresa de concluir trabalho envolvendo a revisão e avaliação das inconsistências contábeis divulgadas em janeiro.

Para2026, o crescimento econômico mudou para 1,80%, de 1,78% do último levantamento, enquanto diminuiu a projeção para a taxa de juros de 9,00% para 8,75%.

Confira a agenda de indicadores econômicos da semana entre os dias 27 e 31 de março:

Cenário CorporativoPetrobras (PETR3; PETR4) – O conselho de administração da companhia deve se reunir nesta quarta para analisar o ofício do Ministério de Minas e Energia (MME) que pede a suspensão da venda dos ativos que tiveram contratos finais assinados. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, pediu ao presidente da estatal, Jean Paul Prates, uma reavaliação sobre a continuidade de desinvestimentos com contratos já assinados, considerando a recente eleição de uma nova diretoria executiva da estatal.

Menos incertezas, mas ainda há incertezas no ar

Além disso, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta tarde que terá uma reunião conclusiva sobre a nova âncora fiscal e, principamente, que deve divulgá-lo esta semana.

O tesoureiro tem experiência e conhecimento da sua profissão e sabe que essa é uma fórmula que deu muito errado no passado recente. Com isso, dentro do que pode fazer, ele tenta defender a empresa e sua estabilidade financeira. O problema é que isso tem causado um mal-estar e críticas, com o CEO e diretores pedindo sua demissão. O CFO não tem grande experiência na função e pouca convicção, tampouco é amigo do tesoureiro, o qual também já o criticou. No entanto, o CFO ouviu alguns conselhos de que a ideia da administração pode não ser a melhor alternativa e tenta acomodar essas demandas, sem muito sucesso até aqui.

Eletronic Arts. Foto: Reprodução, DivulgaçãoA Electronic Arts (EA) anunciou nesta quinta-feira (30), que irá demitir cerca de 6% de sua força de trabalho e reduzir o espaço corporativo. Com esta movimentação a empresa se torna a mais recente produtora de videogames a anunciar cortes de pessoal.

Desta atuação desastrosa podem ser aprendidas algumas lições importantes. Em primeiro lugar, a resolução para os problemas do Oriente Médio tem de originar-se na própria região. Acreditar que, por imposição externa, os países vão comportar-se como a democracia norte-americana é um equívoco gravíssimo. Até porque como a democracia não é monolítica nem única, ela se apresenta de várias maneiras, conforme a escolha da população de cada local. Em segundo lugar, a troca de regime – a retirada de Saddam Hussein do poder – sem uma solução refletida quanto à sucessão e o dia seguinte, é perigosa. Infelizmente, em muitas circunstâncias, é preferível o mal conhecido ao bem desconhecido, porque a situação sempre pode piorar, conforme evidenciado pela situação no Iraque e Líbia.

1xbet ads

U5hakB0xbH

Deixe o seu comentário