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Além do aumento de vendas de aço no Brasil, a CSN também pretende elevar preços.
Para Maués, da CNTA, está se criando uma equação semelhante à de 2018, quando houve a greve dos caminhoneiros. “Hoje há um descontentamento geral com a situação, seja por parte das transportadoras, agronegócio e outros agentes da sociedade.” Além dos caminhões, lembra ele, colheitadeiras, trens e ônibus também usam diesel. Portanto, segundo ele, o movimento contrário aos aumentos deve ser em conjunto com toda a sociedade. “O caminhoneiro não pode ser usado como massa de manobra.”
A Petrobras é responsável por mais de 80% da capacidade de refino do país. Ainda assim, o Brasil depende de importações.
O Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, fechou em alta de +2,43%, cotado a 113.900,34 pontos.
A CSN (CSNA3) divulgou nesta quarta-feira lucro líquido de 1,06 bilhão de reais no quarto trimestre, ante resultado positivo de 3,9 bilhões obtido no mesmo período de 2020.
As novas regras também adequam o requerimento de capital mínimo de acordo com os riscos intrínsecos de cada tipo de atividade –de pagamento ou financeira– para conglomerados prudenciais liderados por instituição de pagamento e integrados por uma instituição financeira.
Portanto, o especialista de commodities afirmou que se a cadeia de suprimento repassar diretamente para o público final, podemos encontrarproblemas de destruição de demanda. “Muitos vão deixar o carro de lado e optar por outras soluções porque começa a afetar a demanda”.
O Ministro da Economia, Paulo Guedes garantiu que não haverá congelamento nos valores dos combustíveis, o que foi uma fala positiva. A fala foi muito bem recebida pelo Ibovespa, pois, em caso de congelamento, o custo da alta do petróleo seria bancado pela Petrobras, impactando nos lucros da empresa e, consequentemente, na participação dos investidores.
“O Brasil vai crescer, mas vai sofrer esse impacto, é um choque adverso”, disse, ao ressaltar que o mundo inteiro vai sofrer, mas o Brasil já está adotando medidas de mitigação desses efeitos.
Como a maioria das cargas do País é transportada por caminhões movidos a diesel, a alta do combustível pressiona diretamente o custo do frete, que é repassado integralmente ao preço final da mercadoria. “Para um iPhone que custa R$ 13 mil, o frete no preço final é nada, mas para o tomate, alface, por exemplo, o tanque de diesel vale mais do que a carga”, disse o economista.
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