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A GUERRA DE 3 TRILHÕES DE DÓLARESA questão que atormenta é entender a razão pela qual erraram na medida. Não deveriam ter começado a guerra? Alguns analistas condenam que tenha sido realizada, mas creio que a questão não é essa! Usaram os norte-americanos de argumentos falsos para justificá-la? Pelo que se comenta hoje, sim! Mas, novamente, esse não é o tema! O Problema está em terem iniciado uma aventura que custou 3 trilhões de dólares, aproximadamente, para deixar tudo como sempre foi: um povo quebrado, sofrendo como antes, com governos acusados de corrupção, sob a possibilidade de se vincularem de forma sólida aos seus inimigos e sem terem entendido o que é a democracia, a definida por nós ocidentais, já que não conseguiram criar as instituições, mudar a educação, desenvolver traços culturais que permitem fazer o conceito de democracia ser apreendido pelos cidadãos e desenvolver a sociedade, criando uma economia apta a enriquecer o povo. Não esqueçamos que povo rico tende a entender os seus direitos, a reivindicá-los, a controlar os seus governantes e são menos suscetíveis aos encantos dos tiranos. Caso não seja possível torná-lo rico, ao menos que não seja, fique, ou permaneça pobre.

Essa guerra, apesar de ter começado com a admissão de um novo século, se desenvolveu e foi concluída deixando tudo como sempre foi na região, apenas com mais destruição e alguns novos inimigos mortais. Se começou, então precisava ter sido concluída com a transformação da sociedade iraquiana, ao invés de ter realizado a retirada das tropas estadunidenses anos depois, sem ter garantido que uma mudança real tivesse sido plantada. O pior é que o mesmo se deu no Afeganistão, que, hoje, não apenas fez reacender a chama dos inimigos de outrora, como ainda trouxe à baila o grande adversário atual dos EUA para dentro do território afegão, a China! Em síntese, os 20 anos da Guerra do Iraque, que poderia marcar o início da nova era, mostrou apenas que o mundo ainda está na espera da definição de quem mandará na ordem mundial.

A alternativa era óbvia. Baseada no princípio da diversificação e na premissa de que os ativos imobiliários continuariam em sua trajetória ascendente indefinidamente, esses bancos investimentos compravam as hipotecas oferecidas a uma classe de tomadores desprivilegiada, comumente conhecida em inglês como no income, no job and no assets (NINJA), e posteriormente reagrupavam-nas em outros instrumentos financeiros e vendiam-nas para investidores domésticos e estrangeiros. O início da estruturação ou dessa engenharia financeira se dava quando um novo proprietário, prime ou subprime, levantava recursos hipotecando sua casa. De posse dessas hipotecas, os credores hipotecários as repassavam para os bancos de investimentos os quais graças ao processo de securitização transformavam esses ativos ilíquidos em ativos líquidos a serem comercializados no mercado monetário. Esses ativos comumente conhecidos como collateraizedl debt obligations (CDO) e mortgage backed securities (MBS), eram constituídos tendo como lastros as mesmas hipotecas recebidas. Como forma de minimizar a necessidade de alocação de capital por parte dos bancos de investimentos, esses ativos eram alocados fora do balanço dos bancos em empresas constituídas para fins específicos ou veículos especiais de investimentos, em inglês, special investment vehicles (SIV). Para levantar os recursos que seriam repassados ao tomador final, esses bancos de investimentos vendiam parte desses ativos securitizados para investidores internacionais e parte para seus bancos comerciais coligados. Em posse desses títulos (CDOs e MBS) os próprios bancos comerciais emitiam títulos de curto prazo, notem o descasamento de prazos, lastreados nestes mesmos títulos para serem vendidos aos investidores domésticos, os chamados Asset Backed Commercial Paper (ABCPs).

A reforma tributária vai ser discutida a partir de um grupo de trabalho criado no Congresso Nacional com base em duas propostas que já tramitam na Câmara dos Deputados (PEC 45/19) e no Senado Federal (PEC 110/19). O relator é o deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB). O governo não vai encaminhar proposta própria, mas aproveitar o teor desses projetos em andamento e intensificar a articulação parlamentar para aprová-los.

O presidente-executivo da Cosan, Luis Henrique Guimarães, disse em entrevista que a holding brasileira está confortável com sua participação atual, adquirida no ano passado. Na época, a Cosan disse que pretendia aumentar sua participação se o regulador de concorrência do Brasil aprovasse. O CADE, órgão regulamentador responsável, posteriormente deu permissão à empresa para aumentar sua participação.

Europa: Encontro do Eurogrupo8h25 – Brasil: Boletim Focus12h30 – EUA: Expectativas de Inflação ao Consumidor15h – Brasil: Balança Comercial Semanal

Já o lucro líquido da companhia foi de R$ 1,375 bilhão nesse período. Ou seja, 3,3% acima na comparação com igual intervalo do ano passado, informou a CPFL Energia.

“Como é uma propriedade dos Estados Unidos, o agente de imigração pode riscar ou até mesmo rasgar o visto”, disse Toledo, que também destacou que com o passaporte é diferente. “No entanto, isso não se aplica ao passaporte, que deve permanecer intacto por ser uma propriedade, no caso, brasileira.”

Por fim, a receita líquida da Eletrobras reduziu 14%, para R$ 9,009 bilhões no último trimestre. Influenciada pela deflação do período (queda do IPCA e IGP-M), piorando a receita de transmissão de forma relevante.

“O Comitê antecipa que algum endurecimento adicional da política pode ser apropriado para atingir uma postura de política monetária que seja suficientemente restritiva para retornar a inflação para 2% ao longo do tempo”, mostrou o comunicado do Fed.

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