Fonte: Daily Chartbook #230 – 05/jul/2023Ou seja, tradicionalmente, quando os yields de juros sobem, é esperado que as ações sofram. No entanto, no momento atual, isso não está ocorrendo. Existem diversos motivos para essa divergência. Entre eles, destaca-se a capacidade das grandes empresas de tecnologia (big techs) de se mostrarem resilientes em meio a crises, a maior diversificação geográfica de suas receitas e os avanços em tecnologias como a inteligência artificial.

Conforme mostrou da Fundação Getulio Vargas (FGV), a melhora do superávit foi obtida com um recuo maior nas importações (-18,2%) do que nas exportações (-8,5%), na base mensal, e com a queda nas importações (-7,1%) e um pequeno aumento nas exportações (+1%), na comparação semestral.

*Sobre o Autor: Hélio Globlequener é formado em Administração com ênfase em Finanças, Assessor de Investimentos e Sócio Fundador da Squalo Investimento onde hoje é responsável por toda parte estratégica do escritório. Atua também como trader de DI na pessoa física.

Mercado da náutica de luxo não para de crescerO setor da náutica de luxo está em franco crescimento no Brasil, após anos muito complicados. Graças a política de incentivos e de atração de empresas estrangeiras realizado pelo governo de Santa Catarina, o país se tornou o único a receber canteiros navais dos grupos italianos Ferretti e Azimut Yachts. Verdadeiros ícones do luxo marítimo.

Apesar da dívida global ter aumentado consideravelmente (tanto em termos nominais quanto em percentagem do PIB), a inflação não foi afetada porque i) parte dessas emissões de dívida não foram produtivas (em vez de serem alocadas a investimentos de capital, foram utilizadas para recompra de ações ou compras alavancadas de ativos que apenas mudavam de mãos, etc.), ii) os baixos custos dessa dívida permitiam que empresas, governos e indivíduos se endividassem sem serem forçados a aumentar preços, aluguéis, impostos etc., já que o custo associado à sua dívida era tão baixo (quase zero), e iii) esse período coincidiu com dois fenômenos que são, por natureza, deflacionários. Primeiro, o aumento das cadeias produtivas globalizadas (com a abertura de países emergentes ao ocidente, como a China, outros países asiáticos e a abertura da União Europeia para o leste), o que, juntamente com os avanços tecnológicos, levou a uma redução significativa dos custos de produção, empurrando os preços de muitos bens de consumo para baixo. Segundo, o envelhecimento da população, que desacelera naturalmente o crescimento do PIB e o consumo agregado.

STOXX 600: (+0,18%)DAX 30: (+0,56%)FTSE 100: (-0,21%)CAC 40: (+0,57%)FTSE MIB: (+0,56%)IBEX 35: (-0,53%)PSI: (+0,65%)

Na próxima quarta-feira (12), o Índice de Preços ao Consumidor deve ter alta de 0,3% em junho em comparação a maio e desacelerar para 3,1% na base anual. Apesar disso, o núcleo deve apresentar resistência mais uma vez e registrar 5,0% no sexto mês do ano, ante 5,3% de maio.

A Senacon já dispõe de um canal dedicado a fornecer informaçõese orientações sobre o superendividamento no Brasil, incluindo seus principais conceitos e dicas práticas para evitar e superar essa condição.

Para Alckmin, a utilização dos créditos para veículos pesados é mais demorada pois o programa objetiva a renovação da frota e há morosidade na baixa dos veículos antigos pelos departamentos de Trânsito dos estados. “Falei com o Denatran [Departamento Nacional de Trânsito] e ele se responsabilizou em conversar com todos os Detrans”, disse Alckmin.

A estimativa dejunho para a produção de cereais, leguminosas e oleaginosas de 2023 é de 307,3 milhões de toneladas, 16,8% maior (ou mais 44,2 milhões de toneladas) que a obtida em 2022 (263,2 milhões de toneladas) e 0,6% acima da estimativa de maio. A área a ser colhida é de 76,9 milhões de hectares, 5,2% maior do que a de 2022 e 0,5% maior que a estimativa de maio. As informações são do IBGE.

De acordo com o ministro, a intenção é vender esses bilhetes mais baratos fora da alta temporada, em dois períodos, de fevereiro a junho e de agosto a novembro, quando tradicionalmente ocorre uma ociosidade média de 21% nos voos domésticos.

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