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Segundo o diretor executivo da Avantto, Rogerio Andrade, os eVTOLs encomendados deverão atender a toda a América Latina, mas é esperada uma demanda maior no Rio de Janeiro e, principalmente, em São Paulo. A própria Embraer estima, de modo “conservador”, que o mercado paulistano terá 500 aeronaves do modelo até 2035.

O prazo máximo para a aquisição é de 18 meses, iniciando-se em 1 de outubro de 2021 e encerrando-se em 1 de abril de 2023, cabendo à diretoria definir quando as recompras serão, de fato, executadas.

Além disso, nos EUA, as discussões sobre o aumento do teto da dívida e os temores de calote também ajudaram a aumentar a desconfiança dos investidores.

As contas para a taxa básica de juros também não sofreram alterações, seguindo em 8,25% ao final deste ano e em 8,50% no fim do próximo.

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O dólar ganhava terreno frente ao real nesta segunda-feira, refletindo o clima de cautela nos mercados globais em meio a temores sobre a inflação e o crescimento econômico, enquanto incertezas fiscais domésticas continuavam em foco.

Fábrica da Embraer em São José dos Campos (SP) 24/07/2018REUTERS/Roosevelt CassioA Embraer recebeu sua maior encomenda de eVTOLs (sigla em inglês para veículo elétrico de pouso e decolagem vertical, como é chamado oficialmente o “carro voador”) para o mercado brasileiro. A fabricante de aviões deve entregar, a partir de 2026, até 100 unidades para a empresa de compartilhamento de aeronaves Avantto. Antes desse acordo, a Embraer havia anunciado que a Helisul (de táxi aéreo) fez um pedido inicial de 50 veículos e que a Flapper (plataforma de aviação executiva) fechou contrato para operar até 25 unidades. O valor dos negócios não foi divulgado.

No ano até a véspera, a ação do Fleury acumulou baixa de 23,2%, ante baixa de 6,75% do Ibovespa no período.

Na semana, o Nikkei perdeu 4,89%, maior perda desde que o mercado sofreu grandes quedas após o surto de coronavírus no início de 2020.

Nesta sexta-feira, o Bank of America cortou o preço-alvo da ação do Fleury, alegando que as iniciativas da empresa para diversificar negócios são remédios de médio prazo, que ela tem um processo decisório mais lento e que deveria “atacar o problema”, tornando-se uma rede mais vertical com hospitais.

Para o analista da Toro Investimentos João Vitor Freitas, além de alta de juro pelo mundo para conter a inflação, afetando a atividade econômica ainda frágil, os negócios no médio prazo ainda devem refletir o temor com crises de energia na China e na Europa, e o fim do programa de compra de títulos nos EUA.

“Estamos avançados no desenvolvimento do software que vai na aeronave e voando em modelos de várias escalas. A expectativa é voar neste ano ainda um modelo 1:1.” Essa aeronave de teste deverá ser pilotada remotamente, explica Stein.

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