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Logo, a conjuntura pesa na receita dos empréstimos dos bancos e é um problema maior para bancos menores por mais de um motivo.

Desse modo, a proposta da varejista oferece três opções a fornecedores e quatro a credores financeiros. Como investidores que detém debêntures da empresa. Aos bancos que emprestaram dinheiro à Americanas é oferecida a conversão de dívidas em ações da companhia.

A complexidade dessa estrutura é nítida dado que o ativo inicial, ou a hipoteca, servia como lastro de vários reagrupamentos e securitizações para serem vendidos a investidores internacionais e depositantes domésticos, que certamente mal ou absolutamente nada conheciam sobre a solidez e o risco de crédito dos lastros utilizados na estruturação desses ativos. Neste momento o papel das agências de rating se torna crucial. Baseado na premissa equivocada ou eventualmente maculada por um conflito de interesses evidente na relação entre cliente e provedor de serviços, essas agências de rating costumeiramente avaliavam esses ativos como investimentos de baixo risco, conferindo a eles ratings “AAA” e “AA”. A possibilidade de conflito de interesse é gritante e ingrediente para infindáveis debates sobre o papel dessas agências na crise que se instalou. Dada a complexidade dos títulos colocados à venda por esses bancos de investimentos, bem como os ativos que foram utilizados como lastro para a estruturação desses títulos, é óbvio que a maior parte dos compradores e investidores avaliariam esses investimentos através das lentes de uma agência de ratings. Bancos comerciais ao redor do mundo, autoridades monetárias, empresas e investidores internacionais, sedentos por ativos com remuneração acima dos títulos norte-americanos e com rating AAA ou AA, pareciam ser a receita ideal para o sucesso dessa inovação financeira. Nesse ponto fica evidente também o risco de contágio existente no mercado financeiro internacional, se algo acontecer com essa estruturação financeira ou se eventualmente os lastros, que foram utilizados para a estruturação desses produtos não forem honrados.

Desse modo, esta é a 14º em sequência, que a companhia registra o lucro líquido de R$ 22 milhões no quarto trimestre de 2022, uma alta de 31,5% em relação a igual período do ano anterior. No ano passado, o lucro foi 21,6% maior que em 2021, chegando a R$ 73,6 milhões.

Recentemente, o governo vem pressionando o BC a iniciar o corte dos juros. O presidente Lula já criticou diversas vezes o atual patamar da Selic, que chamou de “vergonha”. O chefe do Executivo também afirma que o presidente da autarquia, Roberto Campos Neto, não tem compromisso com a lei de autonomia do Banco Central.

Balanço dos balançosSaindo da seara macro, penso que podemos fazer um balanço dos balanços divulgados até aqui nos EUA.

Ontem, o Banco Nacional da Suíça se colocou à disposição para fornecer mais liquidez ao Credit Suisse e disse que os problemas de “certos bancos nos EUA” não representam um risco para o sistema financeiro suíço.

O mercado de trabalho ainda apertado e a inflação ainda sem demonstrar sinais de que realmente está desacelerando, as apostas chegaram a ser de um aumento de 50 pontos-base para o encontro de hoje. Porém, a quebra do Silicon Valley Bank (SVB) e do Signature Bank promoveram uma potencial crise do setor bancário, que mudaram as estimativas até para uma manutenção dos juros.

O Bitcoin registra mais um dia de forte alta e já ultrapassa a barreira dos US$ 25 mil nesta terça-feira (14). A Bybit, terceira exchange de criptomoedas mais visitada do mundo, aponta que os recentes movimentos de alta e baixa estiveram ligados ao caso do Silicon Valley Bank.

Foto: Reprodução Facebook/FleuryA Fleury (FLRY3) divulgou nesta quinta-feira (16) seu resultado do quarto trimestre de 2022 e registrou uma leve queda no Ebitda, mas uma forte baixa no lucro.

Loja da Arezzo (ARZZ3). Foto: Reprodução, Divulgação1- Arezzo (ARZZ3) reporta lucro líquido de R$ 106,5 milhões no 4t22, queda de 7,1% YoY, a margem líquida também teve uma queda de 2,3 p.p. e ficou em 8,1% no trimestre. Já a receita líquida teve alta de 20% YoY e ficou em R$ 1,31 bi.

Além das faces digitais publicitárias, a Eletromidia ainda é a responsável pela comercialização dos patrocínios das bikes e do app da Tembici.

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