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Fonte: Fundo Monetário Internacional (IMF) – link  – 15/dez/2021Do lado positivo, esses baixos custos permitiram que vários governos, empresas e indivíduos tivessem a oportunidade de refinanciar dívidas anteriores a custos muito mais baixos, o que lhes permitiu reduzir as pressões financeiras associadas ao custo da dívida.

Há quatro semanas, a expectativa das instituições financeiras consultadas pelo BC para a elaboração do relatório semanal com os principais indicadores econômicos era de o ano fechar com um crescimento de 2,14% do PIB. Para 2024 e 2025, a expectativa de crescimento está em 1,3% e 1,88%, respectivamente.

O Brasil tem falhado no contrato de gerações. A geração atual, no poder, deixará uma dívida enorme aos jovens que terão de pagar por um cenário ainda mais complicado. Em menos de 20 anos, a irresponsabilidade fiscal de um Estado provedor de inutilidades passará por uma recessão profunda e desemprego, com um enorme impacto sobre a estabilidade social da época.

NaEuropa, asvendas no varejo da zona do euroapresentaram estabilidade em maio em relação ao mês anterior, de acordo com dados do Eurostat, a agência oficial de estatísticas da União Europeia (UE). O resultado ficou abaixo da expectativa do mercado, que previa uma leve alta de 0,2% das vendas no período. Na comparação anual, as vendas do setor varejista do bloco tiveram retração de 2,9%. O Eurostat também revisou os dados de vendas de abril, para queda anual de 2,9%.

Fonte: Trading View – 28/jun/2023E, apesar de se falar muito sobre cortes ou pausas de juros nos EUA, a realidade tem sido bastante diferente das expectativas até o momento. Até agora, tivemos mais aumentos na taxa básica dos FED Funds, que encerrou o semestre entre 5,0% a 5,25%… Na última reunião do FOMC, fica implícita a ideia de mais aumentos estão por vir em 2023, conforme indicado em seu gráfico de “dot plots” – mencionei isso no artigo “Mercado Americano ainda tem fôlego – Avenue”; e esse artigo também aborda esse tema: “Fed Holds but Projects More Hikes to Come”.

A estratégia mais adequada, recomenda Arthur Moraes, é ter uma carteira diversificada, pois os ganhos ou as perdas acabam sendo mais equilibrado.

Falta de investimento:antecipando os impactos negativos resultantes da pandemia, empresas globais em todos os setores reduziram seus investimentos. A preocupação com a preservação de capital e o instinto de sobrevivência levaram os agentes econômicos a abandonar projetos de expansão, investimentos e crescimento da produção, entre outros.Aumento de estoques:o fenômeno anterior levou as empresas a antecipar suas ordens de compra de bens, produtos e commodities, prevendo uma possível escassez futura. Assim como as pessoas compraram enlatados e papel higiênico antecipando o inesperado, as empresas fizeram o mesmo. Esse aumento de estoques, juntamente com a falta de investimento em nova capacidade, resultou em escassez de produtos posteriormente, refletindo-se no aumento de preços que se materializou.Disrupção das cadeias de logística: a Covid-19 levou ao fechamento de fronteiras, redução de voos internacionais, entre outras coisas. Isso, aliado ao aumento de estoques, levou a complicações nas cadeias de logística que não conseguiam atender à demanda considerando as restrições em vigor. Isso causou um aumento significativo nos custos de frete para as empresas.Demanda acima do esperado:impulsionada pelo aumento da poupança gerada pela pandemia (quem manteve seu emprego ganhava o mesmo gastando menos) e pelas transferências governamentais (quem não manteve seu emprego recebeu, em muitos países, transferências governamentais de suporte), as pessoas se viram em casa consumindo muito mais do que o esperado. A compra de produtos online disparou. Bens de consumo, bens de luxo, tecnologia, entre outros, tiveram uma demanda muito acima das expectativas.Tensões políticas internacionais:para piorar as complicações nas cadeias de logística, as tensões comerciais e políticas internacionais (principalmente entre China e EUA) agravaram ainda mais essas complicações. A luta pela supremacia na produção de chips dominou as notícias. Restrições de produção, logística e exportação levaram à escassez desse produto essencial presente em carros, celulares, computadores, etc.Esses cinco pontos foram, de fato, a tempestade perfeita para trazer a inflação de volta como uma realidade após vários anos. Foram também fenômenos que coincidiram com um período de política monetária altamente expansionista, ou seja, uma elevada injeção de recursos monetários, feito numa escala global. A velocidade de recuperação econômica pós-pandemia também contribuiu. O emprego voltou rapidamente e as pessoas retomaram seus hábitos de consumo com força total. Viagens, restaurantes, bares, shoppings – tudo voltou rapidamente e com força.

No último release de resultados, a Taurus reportou receita operacional líquida de R$ 453,2 milhões no primeiro trimestre de 2023. A predominância ficou para o mercado externo, que registrou R$ 379,3 milhões, enquanto o mercado interno ficou em R$ 73,9 milhões.

STOXX 600: (+0,50%)DAX 30: (+0,44%)FTSE 100: (-0,14%)CAC 40: (+0,93%)FTSE MIB: (+0,45%)IBEX 35: (+0,36%)PSI: (+0,45%)

Já para caminhões, vans e ônibus, o programa segue em vigor. O prazo é de quatro meses ou até os créditos tributários se esgotarem. Está prevista a utilização de R$ 700 milhões para a venda de caminhões e R$ 300 milhões para vans e ônibus, sendo que já foram utilizados R$ 100 milhões e R$ 140 milhões, respectivamente.

ÁsiaAs bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em queda nesta quinta, com os investidores cautelosos após o Banco Central da China ter mantido as taxas de juros inalteradas e dados de companhias dos Estados Unidos ficarem abaixo do esperado.

*Rodrigo Rebecchi é formado em Propaganda & Marketing, com MBA em Gestão Empreendedora de Negócios e Pós-Graduação em Finanças, Investimentos & Banking, pela PUCRS

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