Cotação dos principais índices europeus (8h17):

Como destacou a matéria publicada pela CNN (The Fed likely won’t cut rates this year. Why that’s good news for markets | CNN Business), cortar a taxa de juros de modo prematuro pode trazer consequências econômicas bastante graves. Entre 1972 e 1974 o então presidente do Fed, Arthur Burns, elevou as taxas de juros para combater a inflação e, posteriormente, promoveu a redução dessas taxas diante da contração da economia. Porém, esses cortes ocorreram muito cedo e a inflação voltou a subir, demandando uma elevação bastante agressiva da taxa de juros por parte do próximo presidente do Fed, Paul Volcker, implicando em um custo econômico elevado. Nesse aspecto, inclusive, os dados de atividade para a economia americana estão surpreendendo de modo positivo recentemente, afastando em parte a preocupação dos agentes com uma possível recessão.

Além disso, políticas de inclusão e diversidade implementadas por algumas empresas e governos têm contribuído significativamente para a ascensão das mulheres em carreiras anteriormente dominadas por homens. Programas de mentoria e incentivos para contratação e promoção de mulheres têm se mostrado eficazes em ampliar a representatividade feminina em diversos setores.

A projeção para o PIB de 2023 foi de 2,24% para 2,26%, enquanto o dólar teve a terceira semana de queda consecutiva, para R$ 4,90. A estimativa para o IPCA se manteve estável em 4,84%.

O economista também lembrou que o instrumento de juros não é o suficiente para gerar aumento da economia brasileira: “A taxa de juros não vai gerar crescimento. Não é a taxa de juros de curto prazo que vai gerar crescimento. Se o Banco Central erra na condução da taxa de juros e a inflação fica mais alta, a gente sabe o custo que isso tem para o país (…) Não vai ser a Selic que vai fazer o Brasil voltar a crescer”.

A média das projeções dos economistas apontava para uma queda de 0,25 ponto percentual na taxa básica de juros — e esse também era o desejo de quatro diretores do BC. Mas outros quatro membros do Copom votaram pelo ajuste de 0,50 ponto, decisão acompanhada pelo presidente da autoridade monetária. O mercado se surpreendeu com a forma como Roberto Campos Neto, que sempre adotou um tom mais duro sobre o controle da inflação e grande dose de parcimônia com a redução de juros, desempatou a votação.

Entre eles, está esse “super” título público que pode pagar cerca de 28% ao ano, se for considerado o valor da Selic atual.

Agenda econômicaBrasil: Segundo dia de reuniões do Comitê de Política Monetária (Copom)05h00 –Brasil: IPC-Fipe (Julho)08h00 –Brasil: IPC-S Capitais (4ª Quadrissemana de Julho)09h15 –EUA: Variação de Empregos Privados – ADP (Julho)10h00 –Brasil: Atividade industrial – CNI (Junho)11h30 –EUA: Estoques de Petróleo Bruto – DoE18h30 –Brasil: Decisão de Política Monetária21h30 –Japão: PMI de Serviços (Julho)22h45 –China: PMI de Serviços – Caixin (Julho)Visão geral da sede do Banco Central em BrasíliaO Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) começa nesta terça-feira (1º), em Brasília, a quinta reunião do ano para definir a taxa básica de juros, a Selic. Por causa da forte queda da inflação nos últimos meses, o órgão deve reduzir a Selic, atualmente em 13,75% ao ano. Esse será o primeiro corte desde agosto de 2020, quando os juros tinham sido reduzidos de 2,25% para 2% ao ano.

Por exemplo, o Brasil é um importante produtor mundial de soja. Como resultado de um choque climático inesperado a produção brasileira de soja é drasticamente reduzida, fazendo com que a oferta mundial de soja diminua significativamente e seu preço aumente. Ademais, o aumento do preço da soja acabaria afetando toda a cadeia produtiva e de distribuição que depende desse insumo. Nesse caso, temos um choque transitório que é caracterizado pelo aumento temporário dos preços e sobre o qual o Fed não tem nenhum poder de influência; portanto, uma elevação dos juros nos Estados Unidos provavelmente não contribuiria em nada para reduzir os preços.

Para 2026, o mercado modificou apenas os dados do PIB, de 1,97% para 2,00%. Os dados da inflação ficaram em 3,50%, do dólar em R$ 5,10 e da taxa de juros em 8,50%.

SSE Composite: 3.288,08 (+0,23%)Nikkei 225: 32.172,50 (-0,02%)Hang Seng: 19.538,00 (+0,79%)KOSPI: 2.602,80 (-0,10%)TAIEX: 16.843,68 (-0,30%)

“A taxa de juro das operações principais de refinanciamento e as taxas de juro da facilidade permanente de cedência de liquidez e da facilidade permanente de depósito serão aumentadas para 4,25%, 4,50% e 3,75% respetivamente, com efeitos a partir de 2 de agosto de 2023”, destacou o BC europeu, que manteve a abordagem das decisões “reunião a reunião” para as próximas decisões.

O RefTOP também alavancou outros resultados importantes, como por exemplo, o aumento da confiabilidade das unidades que tem permitido operar os ativos de Refino com elevados fatores de utilização e garantir uma oferta de derivados mais aderente à demanda do mercado. Outra marca importante foi o aumento da capacidade de processamento de pré-sal nas refinarias, que atingiu o patamar histórico de 72% em junho de 2023.

jogo de tranca

SsK8OjIEVB

Deixe o seu comentário