O índice FTSEurofirst 300 fechou em queda de 2,18%, a 1.732,92 pontos.

Os ataques da Rússia contra a Ucrânia vêm sendo duramente criticados pela maior parte dos países e uma das maneiras encontradas para desestimular a ofensiva foi a retirada da Rússia do sistema de pagamentos internacionais Swift.

Como a exclusão da Rússia do Swift pode impactar a economia do país?A exclusão dos bancos russos do Swift restringe o acesso do país aos mercados financeiros de todo o mundo. Basicamente, a medida fará com que as empresas e os cidadãos da Rússia tenham mais dificuldades em fazer pagamentos, investimentos ou receber e enviar dinheiro ao exterior. Assim, os volumes das transações tendem a cair e os custos devem aumentar.

“Continuo achando que não há melhor investimento do que recomprar a Vale… a gente certamente vai estar no mercado atuando e suportando a ação, porque a gente acha que isso gera bastante valor para nossos acionistas”, afirmou.

Para as autoridades ucranianas, a prioridade continua sendo resistir à ofensiva militar russa, enquanto cada vez mais países europeus anunciam sua intenção de entregar armas defensivas, em particular armas antitanque, a Kiev.

Dessa forma, o S&P 500 fechou em desvalorização de -1,55% (4.306,19), o Nasdaq registrou queda de -1,59% (13.532,46), enquanto o Dow Jones encerrou o dia caindo em -1,77% (33.293,96).

“O conselho (dos governos da UE) terá que analisar seriamente o pedido simbólico, político e legítimo que foi feito e fazer a escolha apropriada de maneira determinada e lúcida”, disse Michel.

“Então, ao invés de investir em eficiência energética, estão abandonando isso e se expondo a dependência frente à Rússia. Isso causou uma vulnerabilidade muito grande nos Estados Unidos que estava se tornando alto suficiente em energia”, avaliou.

De acordo com ela, o ataque não é uma surpresa. Ela afirma que os cidadãos ucranianos vivem com a possibilidade de um ataque russo desde 2014.

Se inscreva nonossocanale acompanhe a programação ao vivo.

O índiceHang Seng, da bolsa de Hong Kong, encerrou em leve alta de 0,21%, a 22.761,71 pontos.

“Teoricamente, não sei se a bolsa brasileira vai sentir tanto. Se o mundo não está sentindo, o Brasil vai sentir? Nesse momento, ainda não consigo ver a bolsa brasileira despencando na quarta-feira. Está com cara de abrir ‘meio de lado’ e quem sabe até subindo, devido à reação do mundo [bolsas europeias e futuros dos EUA] nesse momento”, avaliou o professor.

riva investimentos sjc

NE01pbTCjv

Deixe o seu comentário