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E quem não agir agora, enquanto ainda há tempo e os preços de muitas ações estão abaixo do que de fato valem, pode ficar para trás e se arrepender de não ter comprado bolsa antes…

Os Estados Unidos consolidaram a sua posição global – apesar da resistência soviética – em quatro setores como potência: (i) militar; (ii) econômica; (iii) tecnológica, e (iv) governança. Em cada um destes setores, o destaque norte-americano foi inegável. O país, que já vinha numa tendência positiva durante o século XIX, cresceu substancialmente como único capaz de atravessar as águas turbulentas da primeira metade do século XX. Além disso, os norte-americanos, por um benefício geográfico, tiveram no seu isolamento geográfico e a ausência de potências inimigas militarmente viáveis e próximas a possibilidade de florescerem, além da inteligência de construírem um sistema aberto de capitalismo, incentivo ao mérito e à competitividade. A União Soviética jamais se tornou, de fato, um concorrente. Os norte-americanos, com muito talento e capacidade, construíram uma narrativa palatável globalmente, com o uso dos instrumentos de comunicação mais eficientes. Hollywood se transformou numa fábrica global de sonhos e de venda do padrão norte-americano de vida.

IndicadoresNos EUA, a produção industrial subiu 1% em julho na comparação mensal, de acordo com dados divulgados pelo Federal Reserve (Fed). As projeções do mercado apontavam para uma leve alta de 0,3% no período.

O empreendedor enxerga oportunidades onde outros veem obstáculos. Ele questiona o status quo, busca constantemente maneiras de melhorar e está disposto a correr riscos calculados para alcançar seus objetivos. Essa mentalidade impulsiona a inovação, levando-nos a criar soluções originais para as necessidades e demandas que encontramos ao nosso redor.

A chegada ao mercado no começo do ano de ferramentas de inteligência artificial (IA) baseadas em LLMs (Large Language Models), como o ChatGPT, da OpenAI/Microsoft, ou o Bard, da Google, deixou o que era uma tecnologia para poucos ao alcance de praticamente qualquer pessoa ou empresa. Por depender da captação e da análise de quantidades cada vez maiores de dados, o mercado de capitais é uma área em que o avanço dessa ferramenta tende a ter um impacto transformador. Mas se as oportunidades para gestores de ativos, consultores independentes e até investidores individuais são inimagináveis, os riscos tampouco são desprezíveis.

Outras receitas administradas pela RFB apresentaram arrecadação de R$ 4,37 bilhões (acréscimo real de 82,03%). O resultado decorre principalmente da arrecadação do programa de redução de litigiosidade e do imposto de exportação incidente sobre as exportações de óleo bruto.

Criadas em 2021 pela Lei 14.193, as Sociedades Anônimas do Futebol (SAFs) trouxeram para o mundo do futebol as práticas de gestão empresariais. Desde então, times como Botafogo, Cruzeiro, Vasco, Bahia e, mais recentemente, o Atlético-MG, aderiram à estrutura para aprimorar sua governança, sanear passivos e receber investimentos. O próximo passo é essas sociedades acessarem as alternativas de financiamento do mercado de capitais. Entusiasta do tema, o presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), João Pedro Nascimento, está empenhado em desenvolver essa trilha. Em parecer de orientação lançado hoje, a CVM descreve em detalhes tudo o que os gestores das SAFs — e seus respectivos assessores — precisam saber para obter um registro de companhia aberta ou fazer uma oferta pública de valores mobiliários.

Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb);Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF);transferências constitucionais e legais a estados e municípios e ao Distrito Federal, como os fundos de participação dos estados e municípios;transferências legais a estados e municípios de parte da outorga pela concessão de florestas federais ou venda de imóveis federais em ocupação localizados em seus territórios,quitação de precatórios usados pelo credor para quitar débitos ou pagar outorgas de serviços públicos licitados;precatórios devidos a outros entes federativos usados para abater dívida e outros haveres com a União;créditos extraordinários para despesas urgentes, como calamidade pública;despesas bancadas por doações, como as do Fundo Amazônia ou obtidas por universidades, e por recursos obtidos em razão de acordos judiciais ou extrajudiciais relativos a desastres de qualquer tipo (por exemplo, Brumadinho);despesas custeadas por receitas próprias ou por convênios obtidas pelas universidades públicas federais, empresas públicas da União que administram hospitais universitários, pelas instituições federais de educação, ciência e tecnologia, vinculadas ao Ministério da Educação, estabelecimentos militares federais e demais instituições científicas, tecnológicas e de inovação;despesas da União com obras e serviços de engenharia custeadas com recursos transferidos por estados e municípios, a exemplo de obras realizadas pelo Batalhão de Engenharia do Exército em rodovias administradas por esses governos;pagamento de precatórios com deságio aceito pelo credor;parcelamento de precatórios obtidos por estados e municípios relativos a repasses do antigo Fundef;despesas não recorrentes da Justiça Eleitoral com a realização de eleições.Incluídos pela Câmara dentro do limite de gastos, o Fundeb e o FCDF foram retirados pelo Senado, com os deputados mantendo a mudança após acordo entre o governo, os senadores e líderes partidários da Câmara.

Estas três perguntas são fundamentais para entender a relevância do BRICS na construção de uma nova ordem e governança global. Afinal, como podem países muito menores que o Brasil ter o protagonismo que possuem e determinarem os rumos da agenda mundial? E por quanto tempo a hipocrisia destes países determinará a forma como o Brasil é percebido globalmente?

A autoria do projeto é atribuída ao deputado Nikolas Ferreira (PL), e a nova regra já está em vigor.

*Marcus Vinícius De Freitas é professor visitante da China Foreign Affairs University e senior fellow da Policy Center for the New South

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