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Falta de investimento:antecipando os impactos negativos resultantes da pandemia, empresas globais em todos os setores reduziram seus investimentos. A preocupação com a preservação de capital e o instinto de sobrevivência levaram os agentes econômicos a abandonar projetos de expansão, investimentos e crescimento da produção, entre outros.Aumento de estoques:o fenômeno anterior levou as empresas a antecipar suas ordens de compra de bens, produtos e commodities, prevendo uma possível escassez futura. Assim como as pessoas compraram enlatados e papel higiênico antecipando o inesperado, as empresas fizeram o mesmo. Esse aumento de estoques, juntamente com a falta de investimento em nova capacidade, resultou em escassez de produtos posteriormente, refletindo-se no aumento de preços que se materializou.Disrupção das cadeias de logística: a Covid-19 levou ao fechamento de fronteiras, redução de voos internacionais, entre outras coisas. Isso, aliado ao aumento de estoques, levou a complicações nas cadeias de logística que não conseguiam atender à demanda considerando as restrições em vigor. Isso causou um aumento significativo nos custos de frete para as empresas.Demanda acima do esperado:impulsionada pelo aumento da poupança gerada pela pandemia (quem manteve seu emprego ganhava o mesmo gastando menos) e pelas transferências governamentais (quem não manteve seu emprego recebeu, em muitos países, transferências governamentais de suporte), as pessoas se viram em casa consumindo muito mais do que o esperado. A compra de produtos online disparou. Bens de consumo, bens de luxo, tecnologia, entre outros, tiveram uma demanda muito acima das expectativas.Tensões políticas internacionais:para piorar as complicações nas cadeias de logística, as tensões comerciais e políticas internacionais (principalmente entre China e EUA) agravaram ainda mais essas complicações. A luta pela supremacia na produção de chips dominou as notícias. Restrições de produção, logística e exportação levaram à escassez desse produto essencial presente em carros, celulares, computadores, etc.Esses cinco pontos foram, de fato, a tempestade perfeita para trazer a inflação de volta como uma realidade após vários anos. Foram também fenômenos que coincidiram com um período de política monetária altamente expansionista, ou seja, uma elevada injeção de recursos monetários, feito numa escala global. A velocidade de recuperação econômica pós-pandemia também contribuiu. O emprego voltou rapidamente e as pessoas retomaram seus hábitos de consumo com força total. Viagens, restaurantes, bares, shoppings – tudo voltou rapidamente e com força.

Segundo o levantamento da MZ para o primeiro semestre, 14 companhias assumiram a posição de “estrelas”: Alpargatas (ALPA4), Brasil Agro (AGRO3), Braskem (BRKM5), Cogna (COGN3), CSN (CSNA3), Dexco (DXCO3), Eneva (ENEV3), Estapar (ALPK3), Gol (GOLL4), Hapvida (HAPV3), Locaweb (LWSA3), Nubank (NUBR33), Plano & Plano (PLPL3) e Raia Drograsil (RADL3).

ÁsiaAs ações asiáticas fecharam mistas nesta segunda, com o Nikkei 225, do Japão, subindo 1% com ganhos trimestrais dos principais fabricantes automotivos. O mercado fica na expectativa de que o Banco do Japão (BoJ) manterá sua postura ultra-dovish no final de uma reunião de política de dois dias no final desta semana na sexta-feira.

Já para caminhões, vans e ônibus, o programa segue em vigor. O prazo é de quatro meses ou até os créditos tributários se esgotarem. Está prevista a utilização de R$ 700 milhões para a venda de caminhões e R$ 300 milhões para vans e ônibus, sendo que já foram utilizados R$ 100 milhões e R$ 140 milhões, respectivamente.

Foto: PixabayO Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrou variação de -0,08% em junho deste ano, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IGBE) nesta terça-feira (11). A expectativa do mercado era variação de -0,10% no período.

• Risco: são investimentos de risco e o investidor pode perder dinheiro. Suscetíveis à oscilação da renda variável;

Itaúsa (ITSA4) – A holding anunciou, via fato relevante, que efetuou a venda de mais 5,6 milhões de ações Classe A da XP Inc. (Nasdaq: XP; BDR: XPBR31), correspondentes a 1,02% do capital da XP. De acordo com o comunicado, o valor da alienação ficou de aproximadamente R$ 600 milhões. Com isso, a Itaúsa detém 17.870.985 ações ordinárias Classe A da instituição financeira, equivalentes a 3,27% do capital total e 1,15% do capital votante. A companhia afirmou que não espera impactos relevantes aos resultados referentes ao terceiro trimestre deste ano.

NoBrasil, oÍndice de Variação de Aluguéis Residenciais (IVAR)variou -0,48% em junho de 2023, o que representa uma desaceleração em relação à taxa mensal de -0,06% registrada no mês anterior, de acordo com dados da Fundação Getulio Vargas (FGV). Com o resultado, a taxa acumulada em 12 meses passou de 8,14% em maio de 2023 para 7,96% em junho de 2023.

O VSO Líquido dos últimso 12 meses segue muito bem quando comparamos o setor como um todo, ficando em 43,7%. Já o VSO de lançamento ficou em 43,9%.

Qualquer pessoa que tenha trabalhado no mercado financeiro desde 1980 (43 anos), o que inclui a maioria das pessoas que trabalha atualmente nos mercados financeiros, com exceção de períodos pontuais, só vivenciou um clima em que as taxas de juros estavam caindo ou eram extremamente baixas, ou ambos. No período de 2009 a 2021, a taxa de juros de referência do Federal Reserve dos EUA (US Fed Funds Rate) foi zero ou ultrabaixa.

Fonte: Site de RI da JSLA FJS Logística já cresce 133% ao ano (CAGR 2019-2022) e irá adicionar R$ 300 milhões à receita bruta da JSL, que totalizaria R$ 9,5 bilhões com base no 1T23 LTM², considerando a aquisição da IC Transportes concluída em abril de 2023.

No cenário político, o presidente Lula está na cúpula da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e da União Europeia. Lula tentará convencer os europeus a assinarem os últimos detalhes do acordo entre Mercosul e UE, que segue com divergências na área ambiental.

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