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O momento que todo o mercado financeiro esperava chegou no início deste mês: a queda da Selic para 13,25% ao ano. E a expectativa, segundo o Boletim Focus da última segunda (14), é que o afrouxamento monetário não pare por aí.

As projeções de inflação do Copom são de 4,9% para 2023, acima do teto da meta, e 3,4% para 2024. Para fazer essas estimativas, o BC adotou a hipótese de bandeira tarifária “verde” em dezembro de 2023 e 2024, além de taxa de câmbio partindo de R$ 4,75 e preço do petróleo seguindo a curva de alta pelos próximos seis meses e aumentando 2% ao ano posteriormente.

Às 13h25, o Ibovespa opera em leve alta de 0,08%, cotado aos 115.684 pontos.

ALZM11O ALZM11 pagará R$ 0,70 por cota em rendimentos.Data com: 14/08/2023Período de referência: JulhoDividend yield (DY): 0,77%DY 12 meses: 12,07%

Correção dos limitesA partir de 2025, as bandas para o limite de gastos públicos serão corrigidas anualmente pela inflação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). O período considerado será a inflação entre julho de dois anos antes e junho do ano anterior ao do exercício do orçamento. Esse índice será usado para elaborar o Projeto de Lei Orçamentária (Ploa) do ano seguinte, enviado ao Congresso até 31 de agosto de cada ano.

O fato é que, nas últimas décadas, o Ocidente parece ter-se dedicado a questões de menor relevância para a manutenção da sua posição. Enquanto a Ásia discute como incrementar a renda per capita, o Ocidente discute a liberação de drogas, cujo impacto negativo se fará sentir por gerações. Enquanto a Ásia discute Inteligência Artificial e Inovação Energética, o Ocidente discute a questão de banheiro para transgêneros. O Ocidente se perdeu nas últimas décadas. Não se sabe ainda se foi por preguiça, arrogância ou desídia. Só o tempo dirá.

Apagão no BrasilPor volta das 8h30 desta terça-feira (15), diversos relatos de falta de energia foram reportados em todo o Brasil. De acordo com dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a queda abrupta de energia ocorreu entre 8h30 e 8h44.

Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb);Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF);transferências constitucionais e legais a estados e municípios e ao Distrito Federal, como os fundos de participação dos estados e municípios;transferências legais a estados e municípios de parte da outorga pela concessão de florestas federais ou venda de imóveis federais em ocupação localizados em seus territórios,quitação de precatórios usados pelo credor para quitar débitos ou pagar outorgas de serviços públicos licitados;precatórios devidos a outros entes federativos usados para abater dívida e outros haveres com a União;créditos extraordinários para despesas urgentes, como calamidade pública;despesas bancadas por doações, como as do Fundo Amazônia ou obtidas por universidades, e por recursos obtidos em razão de acordos judiciais ou extrajudiciais relativos a desastres de qualquer tipo (por exemplo, Brumadinho);despesas custeadas por receitas próprias ou por convênios obtidas pelas universidades públicas federais, empresas públicas da União que administram hospitais universitários, pelas instituições federais de educação, ciência e tecnologia, vinculadas ao Ministério da Educação, estabelecimentos militares federais e demais instituições científicas, tecnológicas e de inovação;despesas da União com obras e serviços de engenharia custeadas com recursos transferidos por estados e municípios, a exemplo de obras realizadas pelo Batalhão de Engenharia do Exército em rodovias administradas por esses governos;pagamento de precatórios com deságio aceito pelo credor;parcelamento de precatórios obtidos por estados e municípios relativos a repasses do antigo Fundef;despesas não recorrentes da Justiça Eleitoral com a realização de eleições.Incluídos pela Câmara dentro do limite de gastos, o Fundeb e o FCDF foram retirados pelo Senado, com os deputados mantendo a mudança após acordo entre o governo, os senadores e líderes partidários da Câmara.

*Marcus Vinícius De Freitas é professor visitante da China Foreign Affairs University e senior fellow da Policy Center for the New South

Nos EUA, o Índice de Preços ao Produtos (IPP) apresentou alta de 0,3% em julho ante o mês anterior e variou +0,8% nos últimos 12 meses, mostrou o Departamento do Trabalho. Em suma, os resultados foram maiores do que o esperado, de alta de 0,2% na comparação mensal e 0,7% nós últimos 12 meses. O núcleo do IPP, por sua vez, subiu 0,3% no sétimo mês do ano, abaixo das estimativas de +0,2%. No acumulado dos últimos 12 meses, o núcleo do IPP variou +2,4%, ante consenso de +2,3%.

IndicadoresNaEuropa, ainflação da zona do euroatingiu 5,3% em julho na base anual, ante 5,5% em junho, confirmando dados preliminares divulgados no final do mês passado, de acordo com o Eurostat. Na comparação mensal, o Índice de Preços ao Consumidor do bloco teve leve queda de 0,1%. O núcleo da inflação, sem os componentes mais voláteis de energia e alimentos não processados, mostrou-se mais persistente e ficou estável em 5,5% em julho na base anual.

Além disso, o BC divulgou o Boletim Focus e mostrou uma revisão para cima do crescimento da economia brasileira e do câmbio em 2023. Além disso, o mercado cortou a expectativa da inflação em 2024. A projeção para o PIB deste ano foi de 2,26% para 2,29%. Há quatro semanas, a expectativa estava em 2,24%. A estimativa para o dólar em 2023 subiu para R$ 4,93, de R$ 4,90 no levantamento anterior.

Aperte o play pra você entender melhor como funciona este cenário e bons estudos!

Considere os quatro cenários abaixo:

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