trabalho extra classe sobre o desenvolvimento humano
As principais mudanças foram: (i) os contratos sem licitação voltaram a ser permitidos, em um modelo mais radical do que antes: no limite, o município nem precisa aceitar assinar o contrato; (ii) o arranjo preferido com o setor privado passa a ser a Parceria Público-Privada “administrativa”, que antes estava limitada a 25% do contrato. Aqui há dois problemas: primeiro, aumenta o risco político do investidor (já que, ao contrário de uma concessão comum, onde o privado pode realizar a cobrança diretamente dos usuários, nesse arranjo o privado recebe da estatal); e, segundo, que, agora, sendo possível chegar à totalidade da operação subcontratada, há apenas duas consequências possíveis: ou o consumidor vai pagar o dobro pelo serviço (o custo da estatal e mais o custo do privado); ou a empresa pública, caso não repasse os custos dobrados, vai à falência; e (iii) a comprovação econômico-financeira que antes era necessária para que a estatal pudesse permanecer com seus contratos (era o que garantia que o investimento seria feito) foi afrouxada – e, agora, pode ser apenas uma peça de ficção, com contratos prorrogados por décadas.
Regionalização do serviçoPor fim, a alteração prorrogou para dezembro de 2025 o prazo para a regionalização do serviço de saneamento. O marco legal estabeleceu que fossem criados blocos regionais formados por municípios mais rentáveis e cidades menores, com baixa viabilidade comercial.
Haddad participou de uma entrevista na Band News, onde comentou sobre o arcabouço, explicando que a nova regra vai permitir uma diminuição dos juros, e acredita que está havendo uma convergência entre a política fiscal e a monetária. O ministro também enfatizou que o governo não irá criar novos tributos e não ocorrerá aumento de alíquota dos tributos existentes.
Joe Biden, presidente dos EUA. Foto: Reprodução, DivulgaçãoNesta segunda-feira (10), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, estimulou as expectativas em relação ao anúncio oficial que confirma que concorrerá a um segundo mandato em 2024
Em contrapartida, o mercado internacional, a oferta (ASK) foi de 351 milhões, a demanda (RPK) da Gol foi 273 milhões e a taxa de ocupação foi 77,9%.
Para a inflação no Brasil, o FMI colocou projeções de 5,0% para 2023 e 4,8% em 2024.
A fabricação de caminhões caiu 28,8% no primeiro trimestre de 2023, com a fabricação de 24,5 mil unidades. As vendas aumentaram 6,6% no período, na comparação com 2022, com o emplacamento de 28,6 mil unidades.
Desse modo, este reembolso se refere à restituição proporcional do IPVA e beneficia os proprietários que haviam pago o tributo, total ou parcialmente, quando ocorreu o crime.
Avião da Gol (GOLL4). Foto: Reprodução, DivulgaçãoNesta segunda-feira (17), a Gol (GOLL4) informou que projeta um lucro por ação de R$ 0,60 por ação no primeiro trimestre. A estimativa superior à divulgada no início de março.
Frente a fevereiro de 2022, na série sem ajuste sazonal, a indústria recuou 2,4%, o que representa um resultado pior do que o esperado pelo mercado, de queda de 1,9% no período. Com isso, o acumulado no ano chegou a -1,1% e o acumulado nos últimos 12 meses, a -0,2%.
Em relação ao fundo que vai cobrir as negociações, já existem R$ 11 bilhões reservados no Orçamento. No mês passado, o ministro havia afirmado que o fundo, formado com recursos do Tesouro Nacional,teria cerca de R$ 10 bilhões, mas o valor foi recentemente aumentado para R$ 15 bilhões.
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