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Se ao final de 2022 parecia certo que a economia americana iria sofrer (Economists Place 70% Chance for US Recession in 2023 – Bloomberg), agora após 7 meses do ano, podemos dizer que a maior probabilidade é que os EUA não enfrentem uma recessão na economia americana em 2023. Jerome Powellcomentouexatamente isso essa semana passada em sua entrevista após a decisão de juros, dizendo que os integrantes do FED não projetam mais recessão este ano.
Além disso, a moeda oficial do país, o rublo, conseguiu se recuperar em relação ao dólar. Entre março de 2022 e 2023, por exemplo, os bilionários dos Estados Unidos perderam US$ 200 bilhões, segundo a Forbes. Já a fortuna dos magnatas chineses recuou em US$ 300 bilhões no mesmo período.
Na próxima quarta-feira (2), o Comitê de Política Monetária (Copom), do BC, anunciará sua decisão sobre a taxa básica de juros, a Selic. Não há dúvida entre os agentes do mercado que o ciclo de cortes começará neste encontro. A questão, entretanto, ficará em saber qual será o tamanho da primeira redução, de 0,25 ponto percentual ou de 0,50 p.p., mais agressivo.
O ativismo das mulheres, em conjunto com a participação de aliados que defendem a igualdade de gênero, têm sido essenciais para denunciar o machismo estrutural e promover a equidade nas oportunidades de trabalho. A luta feminista por igualdade salarial, por exemplo, tem ganhado força e incentivado empresas e instituições a reverem suas políticas e práticas discriminatórias.
“Aconteceu muito coisa desde que a taxa de juros ficou parada em 13,75%. Aconteceu muita coisa boa nesse primeiro semestre”, afirmou Haddad, em entrevista ao programa “Bom Dia, Ministro”, do CanalGov. “O que vamos colher desse investimento? Tem espaço para reduzir [os juros] em meio ponto [percentual].”
Nos últimos anos o mundo tem enfrentado muitas incertezas e desafios. Durante o início da pandemia de Covid 19, por exemplo, os Bancos Centrais precisaram injetar muito dinheiro nas economias, causando inflação e posteriormente uma dificuldade de crescimento do PIB global.
No Brasil, o Índice de Preços ao Consumidor-Semanal (IPC-S) da terceira quadrissemana de julho de 2023 subiu 0,10%e acumula alta de 3,56% nos últimos 12 meses, conforme reportou a Fundação Getulio Vargas (FGV). Nesta apuração, quatro das oito classes de despesa componentes do índice registraram acréscimo em suas taxas de variação. A maior contribuição para o resultado do IPC-S partiu do grupo Transportes, cuja taxa de variação passou para 0,76% na terceira quadrissemana de julho, ante 0,20% da quadrissemana anterior.
Confira abaixo o fechamento do Ibovespa e demais índices Ibovespa: 121.942,98 (+1,46)S&P 500: 4.590,26 (+0,18%)Nasdaq: 14.346,02 (+0,21%)Dow Jones: 35.559,53 (+0,28)Dólar: R$ 4,72 (-0,03%)Euro: R$5,20 (-0,28%)
Além disso, o Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro subiu 0,3% no segundo trimestre deste ano em relação ao trimestre anterior, resultado levemente acima da expectativa de 0,2%. Na comparação com o mesmo período do ano anterior, a economia do bloco cresceu 0,6%, ante alta de 1,1% registrado no trimestre anterior e acima das projeções de 0,5%.
Nos EUA, oDepartamento do Trabalho anunciou que os novos pedidos de seguro-desemprego subiram para 227 milna semana encerrada em 29 de julho. O número ficou dentro das expectativas do mercado, que esperavam o mesmo resultado. Na semana anterior, os pedidos somaram 221 mil, conforme dados revisados.
A Europa tem sido a grande perdedora deste conflito. Sofre, na economia, pelo aumento crescente da energia e – com a continuidade da guerra no inverno que logo se aproxima – verá a situação econômica deteriorar ainda mais. Deu-se, ainda, conta de sua incapacidade de defesa, da absoluta dependência dos Estados Unidos quanto à sua proteção (e agora da energia), dos erros cometidos nos programas de energia ao abandonar o uso da energia nuclear em muitos países, e da falta de compreensão da reconfiguração do poder global. Ao adotar a retórica anti-China, a Europa corre o perigo de restringir acesso àquele que paulatinamente se tem transformado no maior mercado consumidor global. E – o mais importante – um mercado sedento por consumir marcas europeias.
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