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O Banco Central Europeu mudou o tom. Antes, era o de acreditar no caráter transitório da inflação. Agora, está vendo com mais cautela. O Banco da Inglaterra, nesta semana, subiu a taxa como se esperava, mas há um debate no comitê para subir até mais rapidamente. Nos EUA, a discussão migrou de se sobe ou não a taxa neste ano para se sobe duas ou três vezes. Agora já é se sobe sete vezes, em todas as reuniões que se tem no ano. Como a nossa taxa já está elevada, o impacto dessa mudança de postura no exterior talvez não seja tão severo. Em um cenário em que os aumentos nos EUA vão de 0,25 ponto em 0,25, acho que o mercado pode digerir. Se acelerar, vai ter um período de estresse.

Outro ponto é que historicamente as empresas brasileiras têm pouca exposição em voos internacionais, portanto, as receitas em real são muito maiores do que as receitas em dólar. “Essa variável traz um desafio ainda maior”.

O analista da Macro Capital, Marcos Castilho, ao ser questionado sobre as expectativas do setor de aviação com a reabertura da economia e valorização do real, destacou as variáveis que não estão sob controle das companhias e impactam o setor.

Às 10h34, o principal índice da B3 registrava baixa de 0,87% aos 111.081 pontos.

Sem citar valores para os projetos, Lopes informou que no porto deverá ser construído mais um terminal de regaseificação, e possivelmente uma termelétrica. Segundo ele, se a chegada do gás em São Luiz se viabilizar, outros mercados podem se desenvolver, como conversão de indústrias e Gás Natural Veicular (GNV), por exemplo.

Já a área de aviação executiva tem tido um crescimento consolidado, sobretudo porque a Embraer acertou no portfólio de produtos. “A margem tem melhorado cada vez mais”, diz Thais, do Itaú. No último trimestre de 2021, a receita do segmento subiu 17%.

Por outro lado, o analista destacou que enxerga um horizonte de entrega de resultados da Oi relativamente distante. “Esperamos que a Oi comece a gerar resultados operacionais a partir de 2025, então a companhia ainda tem muitos desafios”.

AVIAÇÃO COMERCIAL.A recuperação da aviação comercial no mundo foi liderada pelo mercado regional, de aviões com até 150 lugares e no qual a Embraer é líder. Com capacidade para 88 assentos, o modelo E175 praticamente não tem concorrente hoje. Em 2020, pior ano da crise da pandemia, 73% dos aviões comerciais entregues pela empresa eram desse modelo. Nos nove primeiros meses de 2021, essa fatia caiu para 47%.

Enquanto o Ebitda (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) foi de R$ 98,3 milhões, alta de 94,9% quando comparado com um ano antes.

Portanto, Dumas ressaltou que se a proposta for aprovada a renúncia fiscal saltará de R$ 54 bilhões para R$ 75 bilhões. ”Detalhe importante, a proposta releva a lei de responsabilidade fiscal”, afirmou o professor.

Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 0,08%, a 7.567,07 pontos.

Eletrobras (ELET3;ELET6)

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