synot

synot

synot

A viagem à China é a quarta visita internacional de Lula após a posse neste terceiro mandato. O presidente já foi à Argentina, ao Uruguai e aos Estados Unidos. Ela também recebeu, em Brasília, o primeiro-ministro da Alemanha, Olaf Scholz, no fim de janeiro.

Agenda econômicaLula viaja para a China acompanhado por delegação brasileiraBC divulga Top 5 de marçoFipe: IPC da 1ª quadrissemana de abril (5h)Zona do euro/Eurostat: Vendas no varejo em fevereiro (6h)FGV: IPC-S Capitais da 1ª quadrissemana de abril (8h)IBGE: IPCA de março (9h)IBGE: INPC e INCC/Sinapi de março (9h)EUA: FMI divulga relatório de Perspectiva Econômica Mundial (WEO) (10h)EUA: Secretária do Tesouro, Janet Yellen, promove coletiva de imprensa (12h30)EUA: Presidente do Fed de Chicago, Austan Goolsbee, participa de evento do Clube Econômico de Chicago (14h30)EUA: Presidentes do FMI, Kristalina Georgieva, e Banco Mundial, David Malpass, participam de evento na reunião anual do Comitê de Bretton Woods (17h)EUA/API: estoques de petróleo da semana até 07/04 (17h30)EUA: Roberto Campos Neto participa de reunião com investidores organizada pelo Council of the Americas em Washington (18h30)EUA: Presidente do Fed da Filadélfia, Patrick Harker, discursa na Warthon Business School (19h)EUA: Campos Neto tem encontro com o diretor-executivo do FMI, Afonso Bevilaqua, para tratar de assuntos institucionais (20h)EUA: Presidente do Fed em Minneapolis, Neel Kashkari, participa de evento na Universidade Estadual de Montana (20h30)Aeroporto de GuarulhosFoto: Reprodução, Agência BrasilO jornal O Globo noticiou que o programa do governo de passagens a R$ 200 deverá começar a funcionar a partir de agosto deste ano, de acordo com a previsão dada pelo Ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França.

Sede da Petrobras (PETR4). Foto: Reprodução, DivulgaçãoO ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, confirmou nesta quarta-feira (5) que haverá mudança na política de preços dos combustíveis praticada pela Petrobras (PETR3; PETR4), segundo o blog do jornalista Valdo Cruz, do portal G1. A declaração foi dada em entrevista ao GloboNews.

No longo prazo, os economistas fizeram apenas uma modificação. Para 2025, o mercado cortou a projeção do PIB de 1,76% para 1,72%.

Freitas ainda destacou: “Inclusive, não podemos esquecer que, o Brasil é tão concorrente dos Estados Unidos, na questão agrícola, quanto a China”, ressaltou.

No Brasil, a expectativa do mercado fica para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de março, principal dado de inflação local. As projeções indicam que o indicador alcance 4,70% nos últimos 12 meses.

Em alguns casos, haverá aumento de frequência de rotas já existentes, mas também haverá o anúncio de novas rotas com companhias aéreas que já operam no Brasil, bem como o início de operação de novas companhias aéreas.

Sabesp (SBSP3) – A companhia informou que deve assinar nesta segunda o contrato com a Internacional Financial Corporation (IFC) para trabalhar como assessora nos estudos para a desestatização da companhia. Segundo o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, a privatização da Sabesp deve ocorrer em 2024.

Os mercados europeus sobem nesta manhã, com os investidores continuando a avaliar uma perspectiva econômica global incerta. Indicadores econômicos nos Estados Unidos indicam que a economia está desacelerando, dominando o sentimento dos investidores.

Para entender o que mudará com o novo arcabouço, é necessário compreender o processo que levou à inviabilidade da continuação do teto de gastos.

No Brasil, o Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp) subiu 1,7 ponto em março, para 76,4 pontos, maior nível desde outubro do ano passado (79,8 pontos), conforme mostrou o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre). Em médias móveis trimestrais, o IAEmp avançou 0,6 ponto, para 75,0 pontos.

Foto: FreepikUm de meus lugares favoritos na cidade de Londres, é, sem dúvida, a Igreja de Saint James, na região central de Piccadilly, dedicada em 13 de julho de 1684, e restaurada após os danos da Segunda Guerra Mundial. Foi lá, há muitos anos, que aprendi que a frase “não temas” ocorre 365 vezes na Bíblia, uma recordação para cada dia do ano sobre a necessidade de sermos corajosos, não temer, e, principalmente, enfrentarmos os temores que nos abatem frequentemente na jornada da vida. É preciso também coragem – ensinam – para vencer as injustiças do mundo e, principalmente, aquelas que nos afetam.

Na época, a China atravessava uma guerra civil, que culminara com a fundação da República Popular da China em 1º de outubro de 1949, como sucessora da República da China. O novo governo tornou-se o único e legítimo governo do país asiático, substituindo o regime político anterior. Em que pese a guerra civil que levou a um confronto político prolongado, em nenhum momento se aventou a possibilidade de uma divisão territorial. A unidade do país foi reconhecida nos vários acordos que antecederam o reconhecimento da política de “Uma Só China” – há uma só China e Taiwan é província da China – até mesmo para a inserção da República Popular da China no sistema das Nações Unidas. Em 1992, houve um novo Consenso em que se reconheceu que Taiwan é parte integrante da China. O governo atual de Taiwan, no entanto, tem-se recusado a reconhecer este Consenso, ainda que outras forças políticas internas sejam favoráveis à reunificação com a China. Como parte do processo de contenção da China, alguns países do Ocidente vêm forçando uma narrativa pró-independência de Taiwan. Mas – reconheça-se – muitos destes enfrentam desafios separatistas internos e são visceralmente contra qualquer movimentação de autodeterminação.

Em suma, o marco, que foi sancionado em 2020, previa que novas contratações para a prestação de serviço só poderiam ser realizadas por meio de abertura de concorrência, com igualdade de condições entre os setores público e privado.

synot synot

OP1ciZeyMz

Deixe o seu comentário