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“Muitas empresas têm se beneficiado dos altos preços que cobram”, disse Stuart Cole, macroeconomista da Equiti Capital, que espera uma temporada positiva de lucros para as empresas europeias.

Ao concluir as aquisições realizadas recentemente – 62,5% da participação do campo de Papa-Terra, 100% da participação dos campos Ponta do Mel e Redonda (detidos pela Duna Energia S.A.) e 50% da participação no campo de Sanhaçu detida pela Galp (os outros 50% já fazem parte do polo Macau) – o Grupo 3R reforça o portfólio composto por ativos de óleo e gás, ancorado em reservas provadas, e passa a deter 264,3 milhões de barris de óleo equivalente de reservas provadas mais prováveis (2P), dos quais 70%, ou 185,1 milhões de barris, são reservas provadas (1P).

O Barclays fala em “incerteza em espiral” para justificar a mudança de prognóstico. “Além disso (mais gasto para Auxílio Brasil e ruído sobre precatórios), uma possível extensão do auxílio emergencial que expira neste mês e crescentes pressões por subsídios aos combustíveis para caminhoneiros em meio a ameaças de greves nacionais podem aumentar o nervosismo do mercado”, disse o banco em relatório.

Na última terça-feira, o juiz Itagiba Catta Preta Neto negou o pedido da companhia. Com isso, na quinta, a diretoria da ANTT começou a analisar os processos de compatibilidade locacional das ferrovias requeridas pela VLI, mas o julgamento foi suspenso por um pedido de vista do diretor Guilherme Sampaio.

Já o litro do diesel A passará de R$ 3,06 para R$ 3,34 por litro, refletindo reajuste médio de R$ 0,28 por litro (alta de 9,15%). A última alta do combustível havia sido em 28 de setembro, de 8,89%.

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), voltou a apontar o ICMS cobrado dos combustíveis como um dos responsáveis pelo alto preço do insumo e chamou o tributo de “patinho feio da história”, no dia em que a Petrobras anunciou mais um reajuste do preço do diesel e da gasolina nas refinarias.

A companhia divulgou lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) de 636,4 milhões de reais em termos ajustados, avanço anual de 20,6%. A margem do período passou de 68,4% para 69%.

Para Guedes, o objetivo é tirar o petróleo o mais rápido possível para transformar a riqueza em educação, investimentos e tecnologia. “Tem que sair mais rápido. Não adianta ficar uma placa dizendo que é estatal e o petróleo não sai do chão. E quando sai, sai com corrupção. Se houve a maior roubalheira da história no ‘Petrolão’ e agora o preço do petróleo só sobe, o que o povo brasileiro ganha com isso?”, questionou.

Já as empresas muito alavancadas, com dívidas elevadas, devem ser evitadas neste momento por conta da alta das taxas de juros – que impacta diretamente no endividamento das companhias.

COMPANHIAS QUE TIVERAM QUEDA NAS AÇÕES SÃO ALVO DE AQUISIÇÕES

“Nesse ambiente de juros elevados, inflação ainda alta e falta de visibilidade na frente da política fiscal, estamos também revisando nossos modelos de crescimento de acordo com esta mudança de regime que coloca pressões descendentes em nossa já abaixo do consenso previsão de 0,9% (para crescimento do PIB em 2022). Por enquanto, não podemos nem descartar uma recessão no ano que vem”, finalizaram os economistas.

Já o litro do diesel A passará de R$ 3,06 para R$ 3,34 por litro, refletindo reajuste médio de R$ 0,28 por litro (alta de 9,15%). A última alta do combustível havia sido em 28 de setembro, de 8,89%.

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