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Haddad participou de uma entrevista na Band News, onde comentou sobre o arcabouço, explicando que a nova regra vai permitir uma diminuição dos juros, e acredita que está havendo uma convergência entre a política fiscal e a monetária. O ministro também enfatizou que o governo não irá criar novos tributos e não ocorrerá aumento de alíquota dos tributos existentes.
As principais mudanças foram: (i) os contratos sem licitação voltaram a ser permitidos, em um modelo mais radical do que antes: no limite, o município nem precisa aceitar assinar o contrato; (ii) o arranjo preferido com o setor privado passa a ser a Parceria Público-Privada “administrativa”, que antes estava limitada a 25% do contrato. Aqui há dois problemas: primeiro, aumenta o risco político do investidor (já que, ao contrário de uma concessão comum, onde o privado pode realizar a cobrança diretamente dos usuários, nesse arranjo o privado recebe da estatal); e, segundo, que, agora, sendo possível chegar à totalidade da operação subcontratada, há apenas duas consequências possíveis: ou o consumidor vai pagar o dobro pelo serviço (o custo da estatal e mais o custo do privado); ou a empresa pública, caso não repasse os custos dobrados, vai à falência; e (iii) a comprovação econômico-financeira que antes era necessária para que a estatal pudesse permanecer com seus contratos (era o que garantia que o investimento seria feito) foi afrouxada – e, agora, pode ser apenas uma peça de ficção, com contratos prorrogados por décadas.
O Escritório de Orçamento do Congresso (CBO, na sigla em inglês), alertou que, se o limite da dívida não for aumentado ou suspenso, e o governo não puder pagar suas obrigações integralmente, o Tesouro precisará atrasar alguns pagamentos, inadimplir suas obrigações de dívida, ou ambos.
“Precisamos ter claro isso, nós somos concorrentes dos norte americanos no fornecimento com a China”, afirmou o professor.
Na relação bilateral Brasil-China, a situação é muito positiva. O Brasil constitui o principal destino de exportação da China, é fonte fundamental de importação e destino mais relevante de investimentos na América Latina. A cooperação econômica bilateral cresceu apesar do impacto da Covid-19 no mundo. O comércio bilateral ultrapassou US$ 100 bilhões em 2020 e atingiu um recorde histórico de US$ 171.49 bilhões em 2022. Esta cooperação pode ir mais longe, se o Brasil parar de tratar a China como mero cliente e sim como um parceiro estratégico essencial, criando, entre ambos, um relacionamento especial. Talvez fosse o marco histórico desta viagem de Lula à China se ocorresse a adesão do Brasil à Nova Rota da Seda, com projetos fundamentais de infraestrutura que o País tanto precisa.
No primeiro trimestre de 2023, demanda total (RPK) da Gol cresceu em 13,6% e a taxa de ocupação foi 83,3%, alta de 2,3 p.p.. A oferta total (ASK), por sua vez, subiu 10,5%. O total de assentos cresceu em 9,5% e o número de avançou 15,4%.
De lá pra cá, foram licitados estados tão diferentes quanto Amapá e Rio Grande do Sul, passando por Alagoas e Rio de Janeiro. Em comum, o sucesso dos leilões. O setor privado se mobilizou: afinal, quem consegue imaginar uma agenda mais ESG do que saneamento, que envolve social, ambiental e econômico numa escala nunca vista no Brasil? Para ficar em um só exemplo, o Amapá tinha metade da população sem água e mais de 80% sem tratamento de esgoto – uma realidade que, agora, está sendo transformada.
Portanto, o professor ressaltou que existe uma ideia de protagonismo e relevância do Brasil, que não corresponde com a realidade dos fatos.
A receita original é inspirada num típico drinque japonês criado em 1895 nos Izakayas (bares típicos japoneses) chamado Chu-Hai, em que era feita uma pré-mistura de álcool destilado com o Shochu (típico destilado japonês) passando por uma infusão com suco de limão extraído das frutas inteiras com o objetivo de se obter o máximo de sabor. Nos anos 2000, esse drinque se popularizou e virou febre de consumo no país ganhando variações com outras bases alcoólicas e ingredientes.
Confiança
Promulgada em dezembro do ano passado, aEmenda Constitucional da Transiçãoexcluiu até R$ 168 bilhões do teto de gastos em 2023. Desse total, R$ 145 bilhões correspondem ao novo Bolsa Família com valor mínimo de R$ 600, e até R$ 23 bilhões poderão ser gastos em investimentos caso haja excesso de arrecadação.
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