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Isso significa mais pressão inflacionária no prato. Moreira observou que os alimentos responderam por mais da metade da inflação do IPC-Fipe de janeiro e fevereiro. Comida e o botijão de gás são itens de consumo básico e pesam mais no orçamento das famílias de menor renda.

Em janeiro, as principais influências negativas vieram das contrações na fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias (-17,4%) e indústrias extrativas (-5,2%).

“O nosso Banco Central deveria estar mais atento ao trigo do que propriamente a questão do combustível”, disse durante participação na programação da BM&C News.

Após os aumentos, a defasagem em relação ao mercado internacional preço da gasolina no preço da gasolina cai de 20% para 8%, e do diesel, de 24% para 9%, segundo a Abicom.

Nos Estados Unidos, as bolsas fecharam em queda. O S&P 500 fechou em devalorização de -0,43% (4.259,40), o Nasdaq registrou queda de -0,95% (13.129,96), enquanto o Dow Jones encerrou o dia descendo -0,34% (33.173,02).

Dirk Schumacher, observador do BCE na Natixis disse, em uma recente nota de pesquisa para clientes, que “como ainda é incerto nesta fase quão significativo será esse choque ‘estagflacionário’, esperamos que o BCE opte por esperar para ver a posição na reunião de março”.

Em contrapartida, o lado positivo do não reajuste seria a diminuição dos impostos e favoreceria a classe mais baixa, que utiliza veículo. “O gasto com gasolina vai ser substituído com consumo de alimentos, e isso permite que as pessoas consumam mais”, disse Emanuel.

Ele disse acreditar que as compras online, que deram um salto na pandemia, tenderão a ficar mais caras com o reajuste dos combustíveis. Outro possível desdobramento é o encarecimento da energia elétrica. Com a aproximação do período de seca, as termoelétricas movidas a diesel acabam sendo acionadas, o que pode encarecer a conta de luz.

Gustavo explicou que o que atrapalha as aéreas são os custos de combustíveis. Isso acontece em razão das empresas muitas vezes venderem a passagem com antecedência, mas o preço do combustível no dia em que o passageiro vai embarcar já não é o mesmo e isso gera custos extras.

Além disso, outro setor que sofrerá impactos da alta dos preços é o setor animal: “O milho é componente de ração animal, então você vai ter toda a cadeia da proteína animal sendo impactada por esse conflito. É uma questão bastante preocupante para o Brasil”, disse Mario Goulart, analista da O2 Research, à BM&C News.

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