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Na compra de gás para revenda, a empresa teve uma despesa de R$ 560,010 milhões no trimestre, uma alta de 170,1% ante igual intervalo de 2020.
O preço médio do diesel comum nos postos do Brasil subiu no início de novembro, a 5,602 reais por litro, uma alta de 7,4% em relação ao final de outubro, apontaram os dados da Ticket Log, marca de gestão de frotas e soluções de mobilidade da Edenred Brasil, nesta sexta-feira.
Nesta segunda-feira (15), a ex-BR Distribuidora, a nova Vibra Energia (VBBR3), comunicou ao mercado um lucro líquido de R$ 598 milhões no terceiro trimestre deste ano, conseguindo um aumento de 78,5% na comparação com os R$ 335 milhões reportados no mesmo período de 2020. Os dados foram divulgados após o fechamento do pregão nos Estados Unidos.
O enfraquecimento do teto de gastos é uma prova de que o presidente Jair Bolsonaro é ruim não apenas para o meio ambiente, os direitos humanos e a democracia, mas também para a economia do Brasil, destaca artigo da revista britânica The Economist em edição que circula a partir deste sábado, 13.
O acionamento de tudo quanto é usina térmica no País não é o único fator que explica o rombo financeiro do setor elétrico e que terá de ser quitado pelo cidadão. Outra fatura estimada em mais R$ 9 bilhões que será paga pelo consumidor tem origem nas contratações “simplificadas” de energia feitas pelo governo no mês passado. Trata-se de uma “energia de reserva” que será entregue a partir de maio do ano que vem, para dar mais segurança e evitar o racionamento.
Os reajustes são puxados ainda pelo aumento de importação de energia, por meio de contratos firmados com a Argentina e o Uruguai. Como os reajustes de tarifas são feitos anualmente pela Aneel, após analisar os custos de cada distribuidora de energia do País, o porcentual de aumento varia de Estado para Estado.
O acionamento das térmicas, porém, não é o único fator que explica o rombo financeiro do setor elétrico. Outra fatura, estimada em mais R$ 9 bilhões, que será paga pelo consumidor tem origem nas contratações “simplificadas” de energia feitas pelo governo no mês passado. Trata-se de uma “energia de reserva” que será entregue a partir de maio do ano que vem, para dar mais segurança e evitar o racionamento.
O presidente não esclareceu se planeja algum tipo de reajuste salarial a categorias.
“Os comentários da presidente do BCE, Lagarde, destacaram a persistência da abordagem dovish (inclinada a uma política monetária mais frouxa) em face das pressões inflacionárias, com a primeira alta ainda prevista para 2023”, disse Joshua Mahony, analista de mercado sênior do IG.
Em relação ao preço médio, a região Norte concentra maior aumento, com o diesel comum a 5,802 reais por litro, e o S-10 a 5,878 litro.
Nos governos regionais, Martins avalia que os superávits devem continuar devido à tendência favorável da arrecadação própria, com exceção de dezembro, mês que normalmente apresenta déficits devido à concentração de despesas como 13º salários e restos a pagar. “Mas nada que prejudique de forma relevante o elevado superávit acumulado do ano”, disse.
Amanhã, o mercado deve prestar atenção no dado de vendas de varejo em outubro dos EUA, que será divulgado pela manhã. “O consenso ao menos é que o indicador não representará ainda qualquer efeito dos casos crescentes de coronavírus no país. Um dado positivo poderia significar um novo vento contrário para o ouro”, afirma o economista do banco alemão Daniel Briesemann.
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