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As montadoras de veículos no país divulgaram nesta sexta-feira (7) projeções contidas de crescimento de venda e produção em 2022, citando incertezas decorrentes da pandemia e a crise na oferta de componentes eletrônicos, além da fraca atividade econômica. Na avaliação de Luiz Carlos Moraes, presidente da Anfavea, os dados vieram em linhas aceitáveis.

Apesar da paralisação, a Vale manteve sua meta de produção de 320 milhões a 335 milhões de toneladas de minério de ferro para 2022.

Por fim, Grego destacou que para 2022 espera uma queda no volume de lançamentos das construtoras, frente aos últimos anos, que foi inundado de lançamentos.

O processo promete ser muito diferente desta vez e Bostic, por exemplo, disse sentir que não havia necessidade de iniciar um escoamento do balanço gradualmente, porque os mercados sabem o que esperar.

Aqui no Brasil, às 10h ocorre a divulgação dos dados da produção e venda de veículos em dezembro, pela Anfavea. Além disso, o mercado brasileiro também fica atento ao Payroll, assim como o mundo todo.

. Em TÓQUIO, o índice Nikkei recuou 0,03%, a 28.478 pontos.

As vendas atingiram o pico em agosto, depois caíram em setembro, outubro e novembro, antes de subirem novamente em dezembro, mostraram os dados do maior mercado de NFT, o OpenSea.

Terça-feira (11):

Já no Brasil, a atenção é dada aos dados do IPCA de dezembro, com as projeções do consenso que giram entre 0,55% e 0,80%. Caso a inflação venha abaixo do esperado, podemos esperar uma sinalização positiva para os ativos de risco. Caso contrário, o mercado poderá reagir negativamente, com a leitura que a inflação ainda não perdeu força.

“Não está garantido reajuste para ninguém”, disse Bolsonaro, acrescentando que não tem espaço no Orçamento para um aumento geral para os servidores, mas ressaltando reconhecer que os servidores perderam poder aquisitivo nos últimos anos.

O que surpreendeu foi perceber que a sociedade, até no nível governamental, dos Poderes, não entendia que a Petrobras não poderia fazer políticas públicas. Recebi perguntas de jornalistas se eu não tinha pena de aumentar o preço do gás quando sabia que o pobre estava queimando madeira. Respondi: “Claro que sim, aquilo que afeta a sociedade afeta a todos nós. Só que esse dinheiro é público, a empresa tem de prestar contas ao investidor”. Estamos fazendo um esforço grande para não repassar a volatilidade que se dá conjunturalmente. Quando se estrutura um novo valor, aí é que a Petrobras faz a sua mudança. A partir de agosto/setembro, chegamos a ficar 95 dias sem aumentar o preço do GNL; 85 sem aumentar preço do diesel, 54 sem aumentar preço de gasolina. Embora no período tivesse aumento quase semanal nas bombas. Fizemos um levantamento de 11 aumentos de gasolina ao longo do ano. Na bomba, foram 34! Mudanças de preço que, embora parecessem da Petrobras, nada tinham a ver com a empresa.

. Em SEUL, o índice KOSPI teve desvalorização de 0,95%, a 2.926 pontos.

“Hoje o Modal era o principal concorrente para a XP e isso faz parte na minha visão de uma disputa agora que fica polarizada entre XP e BTG Pactual”, disse o especialista à BM&C News.

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